Na terça-feira, dia 2, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Terra Firme, da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), completou um ano de portas abertas para atender à população, e registrou mais de 130 mil atendimentos em 12 meses de funcionamento, com média de 11 mil assistências ao mês.
A Unidade não se destaca apenas pelo elevado número de atendimentos realizados, mas, sobretudo, pela qualidade da assistência ofertada à população. A dona de casa Miraci Nunes, de 54 anos, é paciente assídua, porque está em tratamento de um problema de reumatismo. “Estou satisfeita com a atenção de todos, e sempre que chego aqui é imediato. Só tenho a agradecer. É muito bom contar com atendimento perto da gente e, principalmente, de qualidade”, elogiou.
A UPA da Terra Firme tem capacidade de atendimento de urgência e emergência, principalmente os mais graves, como acidentes cardiovasculares (AVC), infarto, fraturas, cortes, hipertensão arterial e febre alta com risco de convulsões, contando com uma equipe de trezentos funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, equipes de manutenção e setor administrativos.
Na Sala Vermelha, que faz a classificação de risco, são atendidos casos mais complexos e os leitos são equipados com respiradores, máquinas de monitoramento cardíaco e conta com médico 24h no local. A UPA ainda dispõe de raios-x, eletrocardiografia, pequenas cirurgias (suturas), laboratório terceirizado, nutrição e serviço social.
Atendimentos - Ao longo desses doze meses a UPA da Terra Firme registrou mais de 130 mil atendimentos. Foram mais de 97 mil em clínica médica, cerca de 24 mil em pediatria, cerca de 7 mil em traumatologia, 735 em atendimentos odontológico, 336 atendimentos de Serviço Social e cerca de 950 na sala de urgência, também chamada de Sala Vermelha.
“Todos esses atendimentos se devem a cada um dos funcionários que se doam e dedicam horas de suas vidas ao trabalho. Profissionalismo, comprometimento e atendimento humanizado serão sempre o foco desta Unidade, para que o paciente se sinta acolhido no momento em que ele mais precisa”, destacou a coordenadora da UPA Terra Firme, Débora Castro.
Segundo o secretário municipal de saúde, Sérgio de Amorim, a realidade encontrada pelos pacientes que utilizam a UPA da Terra Firme, localizada na avenida Perimetral, é de benefício total, não só na área da saúde, como também proporcionando um novo tempo para a comunidade do entorno.
“Nesta UPA, proporcionamos saúde tanto para a população local quanto para os acadêmicos da universidade federal, que fica aqui ao lado. Possibilitamos mais emprego no campo de educação, com estágios acadêmicos, ensino e pesquisa dentro da área de urgência e emergência. São muitos motivos de comemoração para esta Unidade, que completa um ano em pleno funcionamento”, comemorou Sérgio.
Serviço - A Unidade de Pronto Atendimento da Terra Firme (UPA) fica localizada na avenida Perimetral, ao lado do portão três da UFPA, e funciona 24 horas por dia, com atendimento de urgência e emergência.