Pesquisar

Guarda Municipal divulga balanço dos primeiros 15 dias da Operação Verão 2019

Foto: Ascom GMB
Guarda Municipal divulga balanço dos primeiros 15 dias da Operação Verão 2019
Guarda Municipal divulga balanço dos primeiros 15 dias da Operação Verão 2019
Guarda Municipal divulga balanço dos primeiros 15 dias da Operação Verão 2019

O número de abordagens subiu 66% em comparação à Operação Verão de 2018. Só nesses primeiros quinze dias, mais de 16 mil abordagens foram realizadas

A  Guarda Municipal de Belém (GMB) divulgou os resultados da primeira quinzena da Operação Verão 2019 na capital Belém e nos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e ilha de Cotijuba.

Balanço - O balanço divulgado pelo comando da GMB mostra um trabalho preventivo. O número de abordagens subiu 66% em comparação à Operação Verão do ano passado. Só nesses primeiros quinze dias, mais de 16 mil abordagens foram realizadas; cerca de 8 mil pessoas revistadas; dois veículos recuperados;  apreendidos três simulacros de armas de fogo; 192 porções (trouxinhas) de entorpecentes, mais de 580 linhas chilenas - linha de pipas cortantes - retiradas de comércios e de usuários, além de oito detenções efetuadas em flagrantes.

Detenções - A GMB apresentou, no dia 7 de julho, cinco pessoas detidas na praça da República por tráfico de drogas. No dia 9 de julho, em Mosqueiro, o pedreiro Jair Marques, de 43 anos foi detido após denúncia por abuso de vulnerável. Além do pedreiro, os agentes da segurança municipal apresentaram na delegacia da ilha de Mosqueiro um senhor que estava furtando em uma farmácia.

Em Outeiro, na praia Grande, o Grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC) deteve, após uma denuncia, Jonathan de Sousa Pinheiro, de 21 anos, por tráfico de drogas. 

De acordo com o inspetor de Planejamento da Guarda Municipal, Antônio Carlos Tavares, o trabalho diário de cada guarda e também a realização de operações simultâneas de abordagens em veículos e transeuntes são o resultado do balanço positivo. “Nossos agentes estão, de forma preventiva e ostensiva, abordando e revistando ônibus, vans, motocicletas e pessoas com o intuito de apreender armas, drogas  e diminuir furtos e roubos na capital paraense e nos distritos. Essa atuação é vista de forma bastante positiva”, destacou Antônio Carlos.

Outro fator determinante para o sucesso da Operação Verão é a integração entre os órgãos estaduais e municipais. “Estamos trabalhando incansavelmente para que os moradores e veranistas se sintam seguros e aproveitem as férias e, com a integração dos órgãos, conseguirmos um resultado melhor”, declarou o inspetor geral da Guarda Municipal, Almir Ferreira.

A Operação Verão 2019 começou no dia 4 de julho, vai se estender até o ultimo dia do mês de julho, dia 31, e conta com o reforço de 270 agentes dos grupamentos Operacional e Táticos.   

Relacionadas: