A Prefeitura de Belém recebeu na tarde desta quinta-feira, 18, representantes das Prefeituras de Ourém, no estado do Pará, e Ourém, de Portugal, do continente europeu. As prefeituras estudam o intercâmbio Cultural de Amizade entre as “cidades irmãs”, e o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, apresentou a famosa ilha do Combu e parte da cultura local à comitiva portuguesa.
Dentre as pautas principais do intercâmbio Cultural de Amizade destaca-se o turismo religioso, sobre o qual Luís Albuquerque, presidente da Câmara de Ourém de Portugal, pontuou como uma oportunidade para que as cidades possam ter muito mais em comum do que apenas o nome. “Nosso objetivo é trabalhar em conjunto com o município de Ourém do Pará. O ideal é que em um futuro não muito distante, os nossos povos possam atuar em conjunto, usufruindo de parcerias de educação, culturais, econômicas, turísticas, esportivas e, principalmente, as religiosas, pois grande parte dos moradores de ambas as cidades de Ourém possuem uma grande devoção por Nossa Senhora de Fátima, cujo santuário fica localizado em Portugal”, explicou Luís Albuquerque.
Zenaldo Coutinho comentou que a capital paraense possui a singularidade de abraçar outras culturas, e que, certamente, irá contribuir com essa importante parceria entre os municípios “irmãos”. “Para nós é uma honra poder receber essa equipe que possui este importante estudo. Estamos certos de que grandes frutos serão colhidos e a nossa população será beneficiada”, disse o prefeito.
A equipe da Prefeitura de Ourém de Portugal segue nos próximos dias para Ourém, região nordeste do Pará, para conhecer o município que, além de possuir o mesmo nome, compartilha de muitas histórias que podem ganhar visibilidade, por meio do protocolo de intensões do intercâmbio Cultural de Amizade.