Nova vida para 21 dos 32 animais, entre cães e gatos, que a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), levou neste sábado,20, para a Feira de Adoção do Centro de Controle de Zoonoses realizada no Parque Shopping. Nesta edição foram adotados 16 cães e cinco gatos.
Todos os animais disponíveis para adoção são vermifugados, vacinados contra a raiva, castrados ou recebem guia de castração se ainda forem filhotes. A adoção é um divisor de águas tanto para quem escolhe o pet como para o animal adotado, que passa a ter um novo lar, repleto de novas e boas experiências. A cada edição da Feira são pontuadas as necessidades de cada um deles e também os benefícios que eles podem trazer ao convívio familiar.
“Vou adotar a minha segunda gatinha, já que a primeira a minha filha levou para a casa dela. Por me sentir sozinha, achei que vir aqui no shopping adotar novamente seria a melhor saída”, disse Lucione Leão, moradora do bairro do Marco.
As atividades da Feira de Adoção neste sábado foram de 9h às 13h e incluíram vacinação antirrábica. “Essa é uma alternativa encontrada pelo CCZ para partilhar com a população a necessidade de cuidar dos animais, oferecer-lhes um lar, carinho, amor, alimentação e vacinação correta para evitar a transmissão da raiva”, disse o diretor do Centro de Zoonoses, Altevir Lopes.
“Fiquei muito tempo sem cachorro e hoje resolvi tomar essa iniciativa de vir até o shopping procurar um novo amigo ou amiga. Na busca encontrei Nina que, de imediato, me encantou com esses olhos cheios de carinho e amor”, declarou Paulo Francisco, 30 anos.
As pessoas interessadas na adoção passam por cadastro com apresentação de documentos pessoais, comprovante de residência e avaliação de condições financeiras para cuidar do animal. O espaço para onde o gato ou cão está indo também é avaliado durante a entrevista. Os animais adotados ainda serão acompanhados pela equipe do CCZ, para evitar maus-tratos.