A 15ª edição Programa Prefeitura no Bairro chega nesta quinta-feira, 29, ao segundo dia de atividades no bairro da Sacramenta oferecendo diversos serviços à população na praça Dorothy Stang. A ação, realizada pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), tem a participação de todos os órgãos e secretarias municipais.
A possibilidade de colocar os exames médicos em dia levou Elineide Lopes, 46 anos, a buscar o atendimento no estande da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). “Trabalho aqui próximo e eu não tinha tempo para ir ao posto. Quando eu fiquei sabendo da ação vim aqui e rapidinho me consultei”, contou Elineide. Entre os serviços disponibilizados pela Sesma estão aferição de pressão arterial, emissão do Cartão SUS, consultas médicas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, consulta odontológica (limpeza e restauração), exame de preventivo do câncer do colo do útero (PCCU) e vacinas.
O Programa leva a Prefeitura para dentro do bairro. Além dos atendimentos imediatos, a iniciativa possibilita à comunidade conversar com representantes da Prefeitura, que após apurar as necessidades da população pode trabalhar para atender melhor a sociedade.
Para secretária de educação do município, Socorro Aquino, esse é o momento de mapear a necessidade educacional do bairro. “A Semec (Secretaria Municipal de Educação) está aqui para ver a necessidade de creches, ver onde nós precisamos melhorar dentro das escolas e estamos aqui para conversar com a comunidade e trazer as soluções”, destacou.
A dona de casa Marlea Souza, 50 anos, foi buscar os serviços do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e aproveitou para saber mais sobre o trabalho das secretarias. “Essa ação é maravilhosa. Vim fazer minha inscrição no Cadastro Único, buscar uma consulta com o oftalmologista e estou me informando sobre o que mais posso aproveitar aqui”, disse Marlea.
O público que passou pelo estande da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) foi recebido com palestra de conscientização ambiental e pôde levar mudas para casa. “Nosso objetivo é passar o empoderamento sobre questões ambientais e com a doação de muda a comunidade tem a possibilidade de contribuir com o paisagismo da cidade”, destacou José Gadelha, coordenador de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário da Semma.
Ainda foram disponibilizados outros atendimentos, como na área da assistência social, agendamento para emissão de carteira de trabalho, Passe Fácil e credencial para estacionamento, castração e vacinação de animais, cadastro no programa Viver Belém, dentre outros que seguirão sendo oferecidos aos moradores da Sacramente até a sexta-feira, 30, sempre das 8 às 13 horas.