A Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), em parceria com a Faculdade Pan Amazônica (Fapan), anunciou na noite desta quarta-feira, 18, a equipe vencedora do concurso Hackatour, aplicativo de oferta turística que apresenta vários atrativos da cidade, como hotéis, casas noturnas, bares e restaurantes.
A cerimônia, realizada no auditório do Sesc Ver-o-Peso, premiou a equipe desenvolvedora do aplicativo. Participaram da apresentação do sistema o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, o coordenador da Belemtur, Victor Cunha, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Joy Colares, e outras autoridades.
O aplicativo, que se chama Explore Belém, condensa todo o inventário turístico feito pela Belemtur, permitindo ao turista que chega à cidade o acesso a várias informações por meio de um mapa turístico de Belém.
“A proposta do aplicativo é que seja um facilitador da divulgação da cidade e da orientação de turistas e moradores da cidade”, disse o prefeito, que destacou, também, a força turística da capital paraense. “Belém é aquela que mais atrai o turismo nacional na Região Amazônica. Não só no período do Círio, mas ao longo do ano com congressos, eventos e encontros”.
O coordenador da Belemtur, Victor Cunha, destacou os avanços realizados pelo município no fomento do turismo na cidade: “Fizemos um inventario turístico, não tínhamos esse trabalho em Belém e estamos desenvolvendo o plano diretor de turismo”.
Concurso – O concurso Hackatour reuniu 16 equipes, que foram avaliadas por uma banca formada por professores e representantes da Belemtur e da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa). Cinco critérios foram levados em conta na escolha do aplicativo vencedor: inovação, usabilidade, design, desempenho e funcionalidade.
“O turismo e a ciência da computação se aliaram para ofertar à população um serviço fundamental para quem visita a nossa cidade”, disse a diretora geral da Fapan, Miriam Fernandes.
Participaram do concurso alunos dos cursos de Sistema de Informação e Ciências da Computação. O programa estará disponível a partir do mês outubro na plataforma Android. A equipe vencedora, composta por cinco integrantes, buscou montar o sistema de acordo com a necessidade do usuário, explicou o representante da equipe, Victor Matheus Baia.
“Partindo do princípio da necessidade dos turistas, nós fomos montando o aplicativo, buscando as maiores necessidades de acessibilidade. É muito importante para a nossa cidade ter um programa que ajuda na localização do turista”, explicou Victor.