Pesquisar

Pista do elevado da Augusto Montenegro será interditada visando manter padrão de qualidade

Foto: Oswaldo Forte
Pista do elevado da Augusto Montenegro será interditada visando manter padrão de qualidade
Pista do elevado da Augusto Montenegro será interditada visando manter padrão de qualidade
Pista do elevado da Augusto Montenegro será interditada visando manter padrão de qualidade
Pista do elevado da Augusto Montenegro será interditada visando manter padrão de qualidade

Uma terceira erceira interdição total será realizada no elevado da avenida Augusto Montenegro, com Independência, no próximo sábado, dia 21, sendo liberado na segunda-feira, 23, às 6h.

No começo de agosto, a Prefeitura de Belém divulgou que o elevado Engenheiro José Augusto Affonso, localizado na avenida Augusto Montenegro, começaria a receber serviços de reparos em alguns pontos da pista de concreto do elevado. A previsão de duração dos serviços informada foi de cerca de 90 dias. Desse total, já foram executados 45 dias de reparos.

Por essa razão, foi necessário isolar a pista de concreto de cima do elevado, no sentido Entroncamento/Icoaraci, e desviar o tráfego da faixa de veículos mista para o corredor de pavimento rígido do Sistema Bus Rapid Transit (BRT). Os veículos são desviados para dentro do corredor do BRT, logo na subida do elevado e saem imediatamente após a descida. Uma canalização na área orienta os condutores para o desvio.

De acordo com a fiscalização da obra, os serviços são pontuais e visam garantir a qualidade da pavimentação e a durabilidade da obra dentro dos padrões exigidos, e não representam custos adicionais à Prefeitura de Belém. 

“Como a obra ainda não foi entregue, por completo, é natural o constante controle de qualidade, por isso, solicitamos que a empresa refizesse algumas placas de concreto que não se adequaram ao padrão de qualidade. Agora, estamos garantindo um serviço no padrão e que terá a durabilidade esperada de uma obra desse porte”, avalia o engenheiro da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e fiscal da obra, Eduardo Melo.

Interdição - Dentro desse processo, foram necessárias duas interdições completas no elevado para agilizar a conclusão dos serviços. Uma terceira interdição total será realizada no próximo sábado, dia 21, sendo liberado na segunda-feira, 23, às 6h. Para causar menos impacto no trânsito, o horário de início do bloqueio será a partir das 15 horas, no sábado.

“Esse tempo de dois dias, necessário para execução do serviço, deve-se ao processo chamado de ‘cura do concreto’, período no qual não é recomendável que trafeguem veículos para garantir a qualidade da pavimentação. Em um dia, executamos o serviço e no outro, ele fica na ‘cura’”, detalhou Eduardo.

Depois de liberada a interdição total, os serviços vão mudar para o sentido Icoaraci/Entroncamento da pista de concreto, que também vai ficar interditada, da mesma forma como foi no outro sentido. Nessa última etapa, ainda serão realizadas interdições totais nos dias 26 e 27 de outubro e 2 e 3 de novembro.

Trânsito - Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) estarão no local no início da interdição e nos horários de pico para garantir a fluidez do tráfego. A SeMOB reforça que a área está toda sinalizada, lembrando ao motorista que é proibido fazer conversão à esquerda, embaixo do elevado.

Quem for flagrado cometendo essa irregularidade, considerada grave, está infringindo o artigo 207 do Código de Trânsito Brasileiro, com pena de multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Funcionamento BRT - Em virtude do fechamento, o funcionamento do BRT Belém no sábado, 21, será até às 14 horas, com a última viagem saindo do terminal Tapanã às 13 horas. A SeMOB informa ainda que na segunda-feira, 23, a previsão é de que o início da operação do BRT seja a partir das 7 horas, tão logo o elevado seja novamente liberado ao tráfego.

TAGS:

Relacionadas: