As bandas de jovens alunos que participaram do último desfile escolar de Icoaraci, tocando belos e reluzentes instrumentos, fazem parte da lembrança de muita gente. Mas se engana quem acredita que essa imagem faz parte somente do passado. Crianças e adultos estiveram na praça Matriz de Icoaraci na noite do último sábado, 21, para prestigiar as oito bandas que participaram da 10° Mostra de Bandas de Icoaraci. O evento foi promovido pela Prefeitura de Belém com organização da Agência Distrital de Icoaraci (Adic).
Uma mistura de instrumentos como de palheta, saxofone, instrumental de concerto e de instrumentos de percussão fizeram a alegria de todos que ali estavam. Socorro da Silva, de 69 anos, que o diga. “Eu sempre assisti ao desfile escolar, desde época de estudante, mas ainda não tinha visto um evento só de bandas. É muito lindo e me lembro muito da minha juventude. A Prefeitura está de parabéns por incentivar nossos alunos, pois eles acabam aprendendo a tocar um instrumento e, quem sabe, daqui podem sair grandes músicos”, opinou a aposentada.
A percussão é o instrumento musical que marca o ritmo das músicas, como por exemplo, o bumbo, caixa, tarol, quadriton, surdo e prato. E quem é amante desses instrumentos toca até de cabeça para baixo, como é o caso de Robert Ferreira, de 17 anos. “No início deu medo, mas a vontade de experimentar algo novo me deu coragem para começar a treinar. Os ensaios são bem intensos, eu treino o ano todo, mas quando chega a Semana da Pátria, eu começo minha rotina de ensaiar todos os dias. A percussão está no sangue e eu amo tocar”, explicou Robert, que é integrante da banda Percussão Jovens Drums.
Títulos - Há dez anos, a Banda Diferencial Show (Bandife) acumula vários títulos, e durante três anos à frente da banda, Denison Souza, de 23 anos, integrante e professor de música, já soma mais de 14 títulos “Há dois dias, tivemos uma perda lamentável de um dos diretores da banda, mas por amor ao nosso trabalho estamos aqui, porque sabemos que ele faria o mesmo. A Bandife proporciona aos alunos da escola aulas de musicalização, tanto de sopro, como de percussão. Atualmente, a banda conta com 70 integrantes”, relatou o professor
O evento da Mostra de Bandas foi pensando para valorizar, ainda mais, o trabalho de musicalização realizado nas escolas. “Para que não ficasse apenas em uma manhã, no dia do desfile oficial, a Prefeitura está possibilitando esse momento para que os estudantes mostrem o seu trabalho. É uma forma de valorização da cultura popular paraense que a atual gestão vem apoiando no distrito de Icoaraci”, explicou Marco Antônio, assessor de cultura da Agência Distrital de Icoaraci.