Os exercícios físicos são essenciais para quem está em busca de uma vida saudável e o corpo se beneficia diariamente. Além disso, favorece a perda de peso, reduz a gordura corporal e ajuda a regular a pressão arterial, entre outros benefícios.
Na noite de quinta-feira, 3, a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), proporcionou à comunidade do Parque Zorbi, localizada no distrito, uma ação social que fez alusão ao Outubro Rosa e ofereceu serviços como verificação de pressão, orientação nutricional, dosagem de glicose, pesagem, distribuição de camisinhas e, ainda, uma aula de dança.
Os exercícios físicos, praticados desde a infância, proporcionam ao ser humano benefícios no corpo e na mente e, ciente disso, Lucélia dos Santos de 39 anos, já ensina a Letícia, de 1 ano e 11 meses, a cuidar do corpo. “Levo minha filha a todas as aulas de dança e ela ama participar. Ela corre, dança e não para um minuto. Eu me preocupo bastante com a nossa alimentação e percebo como é importante esse tipo de ação nas comunidades”, destacou a doméstica.
Serviços - Quem pensa que o Outubro Rosa é direcionado somente às mulheres se engana. Manoel Gomes, de 75 anos, entrou na fila para aproveitar todos os serviços oferecidos. “Tenho problemas como hipertensão e diabetes, logo não posso deixar que elas me controlem. Eu preciso ter controle sobre essas doenças”, apontou o idoso
“Acho muito importante e fico agradecido por a Prefeitura ter proporcionado esses serviços nas comunidades, pois existem pessoas que, devido trabalharem muito durante o dia, acabam não cuidando da saúde por falta de tempo”, concluiu Manoel Gomes.
Com a glicose acima do normal, a doméstica Fátima Costa ficou preocupada. Com uma rotina bem puxada de trabalho fora de casa, ela não consegue ir ao posto de saúde para fazer uma avaliação. “Fiquei bastante preocupada com o resultado do exame, até porque minha mãe tem diabetes, então, eu imaginava que também teria. Mas vou procurar a unidade de saúde, logo”, contou Fátima.
Monitoramento - A partir de um monitoramento, para verificar a saúde dos moradores do Parque Zorbi, foi que a assistente social Lidiane Cardoso observou a necessidade de levar a ação para dentro das comunidades de Icoaraci. “Eu estou no dia a dia deles, e fiquei muito preocupada com o comodismo das pessoas. Eles não fazem nenhuma atividade física com acompanhamento médico. As atividades físicas só beneficiam a saúde deles, evitando a depressão, hipertensão, obesidade e outras doenças. Por isso, acho importante, por meio dessas ações promovidas pela Prefeitura, levar o projeto à comunidade”, explicou Lidiane.
“Orientar é nosso papel nesse momento. Tanto o idoso, quanto os mais jovens, precisam de uma alimentação balanceada e de boa qualidade. Eu os oriento dentro das condições financeiras de cada um, já que se trata de uma comunidade muito carente. Eles precisam aprender que mesmo com algumas dificuldades podem ter uma alimentação adequada”, esclareceu a nutricionista Rosana Carvalho.