Foi aberta na manhã desta terça-feira, 12, a edição Prefeitura no Bairro da Terra Firme. A programação ocorre até a próxima quinta, 14, na área social da igreja São Domingos de Gusmão, localizado na praça Olavo Bilac, onde também estão ocorrendo atendimentos que integram a 16ª edição do projeto da Prefeitura de Belém, coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (Segep).
A previsão é que sejam atendidos cerca de nove mil pessoas nos três dias de evento e que serão atendidas por várias frentes de serviço de todas as secretarias e órgãos da administração municipal. A programação foi aberta às 8h e seguiu até às 13h, horário que se repetirá nos demais dias do evento, que contou com a presença do prefeito Zenaldo Coutinho, de todo o secretariado, dirigentes da administração municipal, além de vereadores e lideranças comunitárias.
Como em todas as programações do Prefeitura no Bairro, o prefeito Zenaldo Coutinho e toda a equipe de governo disponibilizaram o devido tempo para ouvir as demandas, sugestões e críticas dos moradores. No caso do bairro Terra Firme, a reunião entre o chefe do poder executivo municipal e secretariado com os moradores, foi realizada no salão paroquial da igreja, local do evento. Durante mais de 2h30, 15 lideranças comunitárias se manifestaram e tiveram um tempo para explanar sobre vários temas. Em seguida, o prefeito Zenaldo esclareceu as dúvidas e em alguns casos recorreu diretamente aos integrantes da equipe.
Dos muitos assuntos abordados pelos moradores, destacaram-se a ordenação da feira e das calçadas de algumas ruas como a São Domingos, a reforma de escolas, obstrução do Lago Verde, iluminação pública, criação de linha de ônibus entre o bairro e a Universidade Federal do Pará (Ufpa), saneamento e pavimentação de ruas, alamedas e passagens como Santa Helena, 2 de Junho, Gabriel Pimenta Cáritas, além da limpeza do canal da rua Cipriano Santos.
“Essas reuniões são importantes para definirmos ações políticas e administrativas diante das demandas e reivindicações recebidas, sendo que muitas são respondidas durante o tempo da reunião com a comunidade. Um exemplo é a intervenção no Lago Verde, braço do canal do Tucunduba, ocupado de forma desordenada, mas que vamos drenar para prevenir alagamentos próximos, e vamos também remanejar as famílias para os conjuntos habitacionais”, disse Zenaldo Coutinho.
Dentre as respostas, a Prefeitura de Belém garantiu a contratação, ainda em novembro, da obra de reforma da escola Solermo Moreira. Outra questão esclarecida foi quanto à feira do bairro. Na tarde desta quarta-feira, 13, os permissionários daquele espaço se reúnem com representantes de várias secretarias para discutir a melhor organização do espaço, tanto interna quanto externamente. Outras decisões foram adotadas ao final da reunião, dentre as quais o retorno do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ao bairro e a renovação dos veículos dos ônibus da empresa que opera naquela área.
Francisca Goes, 71, demonstrava estar muito satisfeita com o resultado do encontro. "Nós tínhamos uma reivindicação principal. O prédio localizado no conjunto Flora Amazônia, que vai passar a abrigar novamente os serviços do CRAS, esse retorno vai nos atender, em muito, pois dará atenção à nossa população, que 70% é de baixa renda", comemora a moradora. Com o mesmo entusiasmo, Silvana Meireles, 43, demonstrou contentamento com o diálogo estabelecido. "Essa interação da prefeitura com a comunidade é muito importante, porque mostra a importância que temos para a gestão. Eles vêm que ouvir nossas necessidades, sobretudo a dos nossos jovens, e nessa área carente precisamos de qualificação profissional. Aproveitei para agradecer ao prefeito pela Unidade de Pronto-Atendimento entregue", destacou Silvana, residente que desenvolve um trabalho social no bairro. Jadson Barata, 51, que nasceu na Terra Firme, afirmou "isso é muito importante para nós moradores, pois temos acesso junto ao prefeito, conseguimos levar nossa necessidade e sermos atendidos, temos um 'canal direto' com o prefeito Zenaldo Coutinho. Essa é única gestão que estamos tendo a oportunidade de conversar com o prefeito e todo o secretariado".
Como em outros bairros, a grande procura foi por atendimentos de saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), até às 10h já tinham sido realizados cerca de 300 atendimentos, grande parte de consultas médicas e também exames como preventivos do câncer tanto para homens e para mulheres. “Estamos com quatro médicos, 60 funcionários da Sesma, e oferecendo vários serviços como teste rápido para HIV, sífilis e hepatite, além de vacinas e preventivo tanto para mulheres como para homens”, destacou Georgina Brazão, responsável pelo atendimento da Sesma.
Também foi grande a busca pelo serviço de castração e imunização de cães e gatos, oferecidos pela Sesma, por meio do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ). Por volta das 11h já haviam sido finalizados os atendimentos oferecidos no Castramóvel. Francilma Rodrigues, 36, estava com uma gata e aguardava o cadastramento na fila. “Ela (gata) tem quatro filhotes e quero castrar antes de entrar no cio novamente, pois isso, de alguma forma nos dá muito trabalho”, relatou a dona de casa.
Prevenção – Ainda na área da saúde, a Referência Técnica Saúde da Mulher, da Sesma, esteve atenta aos atendimentos preventivos do câncer. “Atestamos que algumas mulheres que vêm aqui, nunca tinham feito o exame preventivo. Ao mesmo tempo que é ruim, é oportuno, pois a gente tenta fazer o diagnóstico mais precoce possível”, assegurou Camila Miranda, coordenadora. A média de atendimento, por Prefeitura no Bairro, é de 100 exames preventivos do chamado PCCUs e 150 exames de mamografia.