Uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro da Condor, da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), vem realizando constantes visitas domiciliares à Taynara Cristina Rodrigues dos Santos, de 21 anos, que deu à luz, próximo ao Hospital da Ordem Terceira, no bairro da Campina, no último dia 17 de novembro.
Na manhã desta quarta-feira (04), na presença do secretário municipal de Saúde, Sérgio Amorim, foi realizado o teste do pezinho no bebê Emanuel, na residência da Taynara, no bairro do Jurunas. “Estou recebendo apoio e orientação da equipe. Comentei com a enfermeira que gostaria de ir à unidade para fazer o teste do pezinho no meu filho, mas por motivos financeiros não pudemos ir, então realizaram aqui em casa mesmo. Eu não queria voltar ao hospital para não lembrar os momentos difíceis. Meu filho está bem e as coisas estão se encaminhando”, contou a mãe.
Para o titular da Sesma, a presença da equipe cria um vínculo com a família. “É possível conhecer a realidade dos usuários e identificar possíveis agravos de saúde ou situações de risco. Com isso, prestamos assistência integral, por meio das equipes, a fim de promover a saúde de todos”, ressaltou Amorim.
Em visitas anteriores, a equipe avaliou clinicamente tanto a mãe quanto o bebê, que se encontra com peso e altura adequados para a idade e com o calendário vacinal em dia. “Eles estão em boas condições clínicas, mesmo após todo o estresse traumático devido à exposição do caso. Emanuel possui boa pegada, está em amamentação exclusiva e com a respiração e os batimentos cardíacos normais. Tudo flui dentro da normalidade”, detalhou Vanessa Garcia, coordenadora da área distrital Dagua, que atende aos bairros da Cremação, Guamá, Jurunas, Terra Firme e Condor.
A equipe vem orientando à mãe sobre os próximos passos a fim de garantir que ela e o bebê permaneçam saudáveis. “As consultas médicas serão todas agendadas, conforme repassado à mãe, para o acompanhamento na unidade de saúde”, esclareceu a enfermeira Fabíola Soraia Santos, da ESF Condor.
Taynara também receberá atendimento psicológico dispensado pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), equipe multiprofissional que atua de maneira integrada na Atenção Básica.
Investigação - O Hospital da Ordem Terceira é uma instituição particular, mas também atende ao Sistema Único de Saúde (SUS), em convênio estabelecido com a administração municipal. O caso da mãe e do bebê segue sendo investigado pela Sesma.