O II Encontro Regional de profissionais de Museus teve sua abertura nesta terça-feira, 17, no Museu de Arte de Belém (Mabe), reunindo profissionais da área e estudantes para debater o tema "Museus, Políticas Públicas e Patrimônio". O evento é uma realização da empresa de consultoria museológica Bessa & Jucá, em parceria com o Mabe, e segue até a quarta-feira, 18, em comemoração ao Dia do Museólogo.
Luiza Costa, Museóloga do Arquivo dos Padres Barnabitas, falou sobre a importância de debater temáticas que demonstram a realidade do dia a dia. “O evento vem para agregar conhecimento. O que estudamos são teorias embasadas em pesquisas de fora do Brasil, como a conservação. Mas a nossa realidade é muito diferente em termos de clima e umidade, então temos muito conteúdo para debater”, destacou a museóloga.
Segundo Adrielle Bessa, da empresa de consultoria museológica Bessa & Jucá o objetivo do encontro é trocar experiência entre os profissionais de museologia e destacar a importância da temática. “Estamos aqui para debater sobre as instituições museólogas e as práticas e medidas legislativas voltadas para a preservação e disseminação do patrimônio. Buscando medidas e práticas de bens materiais e imateriais, repensando novas formas de fortalecer o sentimento de pertencimento”, explicou Bessa.
Para a diretora de arte do Mabe, Janice Lima, o evento busca capacitar a categoria de profissionais que atua nos museus de Belém. “Nesses dois dias buscamos fazer uma formação continuada para as pessoas que atuam nos museus, fortalecendo essa categoria e debatendo sobre as práticas e medidas legislativas voltadas para a preservação e disseminação do patrimônio histórico”, disse Janice Lima.
Programação - Durante o evento, arquitetos, historiadores, museólogos e estudantes participam das oficinas: Leitura básica de planta baixa e Noção básica de documentação museológica de vestuário documentação. Já nas mesas redondas estão sendo discutidos temas como a “Valorização dos patrimônios para além das políticas públicas” e “O Desafio dos museus no processo de preservação do patrimônio mediadora”, além de apresentações de trabalhos.