Nesta segunda-feira, 23, o Restaurante Popular de Belém, administrado pelo Fundo Ver-o-Sol, preparou um almoço especial para cerca de 1,200 pessoas que frequentam diariamente o espaço. A iniciativa faz parte do calendário do restaurante para datas comemorativas como o Natal.
A nutricionista Katiane Quaresma explica que o cardápio diário traz sempre uma alimentação balanceada, seguindo a proposta do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), à base de carboidratos e proteínas.
“Partindo do já oferecemos no dia a dia, preparamos uma refeição inspirada no Natal. E estamos servindo um frango a Califórnia com frutas como abacaxi, maçã e uvas passas, acompanhados de arroz com cenoura, feijão preto, farinha, salada de repolho roxo. Tudo feito com muito carinho”, conta a nutricionista, que atende um público formado principalmente por idosos.
Geralmente o restaurante abre às 10h40 e em pouco mais de meia hora o espaço lota. São atendidas pessoas que estão aposentadas e moram sozinhas, moradores em situação de rua, trabalhadores do comércio e transeuntes.
Muitos são frequentadores assíduos, como Juraci Figueiredo, de 70 anos, morador do Telégrafo, fuzileiro naval aposentado e que há 15 anos almoça no restaurante. “Eu ando esquecido. Então prefiro vir almoçar aqui porque posso esquecer uma panela no fogo. E aqui tem uma excelente comida”, conta Juraci, que mora sozinho e sai de casa cedo para passear no comércio e almoçar no restaurante todos os dias.
Maria Pother, 76 anos, moradora do Guamá, aposentada, frequenta há sete anos o espaço e conta que é mais barato e prático fazer as refeições no restaurante. “As coisas estão muito caras. E aqui o atendimento é bom, a comida é boa. Não é gordurosa e não preciso me preocupar com panela para lavar, arear”, comentou Maria, que também mora sozinha.
Quem também aprovou o cardápio especial foi Maria Eulália da Silva, 63 anos, moradora do Tapanã que frequenta o restaurante há seis meses com a neta Aila Brito, de 5 anos. Ela vai ao centro da cidade pegar o remédio para tratamento do coração e aproveita para almoçar no espaço. “Chego cedo. Gosto de comer aqui. Adoro o peixe frito, é uma delícia. Sou diabética e como aqui tem nutricionista prefiro comer aqui. Porque em casa a gente sempre exagera em alguma coisinha”, disse Maria.
Serviço - O Restaurante Popular de Belém fica na rua Aristides Lobo, 290, funcionando de segunda a sexta-feira, de 11h às 14h, ao custo de R$ 2 a refeição.