Pesquisar

Sesma e lideranças comunitárias fecham parceria no combate ao sarampo

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Sesma e lideranças comunitárias fecham parceria no combate ao sarampo
Sesma e lideranças comunitárias fecham parceria no combate ao sarampo
Sesma e lideranças comunitárias fecham parceria no combate ao sarampo

Lideranças comunitárias do Dagua se unem à Sesma para intensificar o combate ao sarampo.

Cerca de 30 líderes comunitários do distrito administrativo do Guamá (Dagua) participaram nessa sexta-feira, 03, da reunião de engajamento no combate ao sarampo promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, no auditório do órgão, com o objetivo de ampliar a divulgação dos postos que farão parte da estratégia de vacinação no Dagua a partir da próxima semana.

De acordo com Carmem André, secretária de Saúde em exercício, essa mobilização e integração com as lideranças comunitárias é fundamental para maior alcance da população, visto que são pessoas que conhecem a sua área e podem reforçar o trabalho da saúde pública.

"O envolvimento das lideranças nesta estratégia da Sesma vem em um momento que precisamos unir forças para evitar que o vírus do sarampo continue circulando pela nossa cidade. Nossa preocupação está no Dagua por causa do crescente número de casos", ressaltou Carmem.

Durante o encontro as lideranças puderam apresentar propostas, sugerir postos de vacinação, esclarecer dúvidas sobre o sarampo, conhecer os dados epidemiológicos da doença, entender mais sobre a vacina como a única forma de prevenção e faixas etárias indicadas. "Pautas estas que são importantes para que eles conheçam a doença e possam argumentar e orientar as pessoas dentro das suas comunidades para que se vacinem ou que procurem o serviço médico quando suspeitarem da doença", acrescentou a secretária em exercício.

Para a líder comunitária da Cremação, Nazaré Menezes, a reunião foi produtiva, com aprendizado ímpar, que será passado para a comunidade. "As pessoas precisam ter conhecimento que sarampo mata. Então esse trabalho que a Sesma está desenvolvendo vai ser muito bom para a comunidade. Estamos dispostos a ajudar e levar pra cima essa campanha, colocando os cartazes no bairro, na mercearia, distribuindo os folders", disse.

Socorro Azevedo, conhecida como Socorrona, também é líder comunitária na Cremação. Segundo ela, a parceria com a Sesma é muito boa. " Tem pessoas na comunidade que não se interessam em ir atrás e a gente como liderança tem o poder de passar mais rápido pra população. Sempre conversamos com o povo e incentivamos a se vacinar", contou.

A ação de ampliação da vacinação contra o sarampo no Dagua iniciará pelo bairro do Guamá, nos dias 07 e 08. Já de 09 a 10, será a vez do bairro do Jurunas. Nos dias 14 e 15, os 30 postos estarão divididos entre os bairros da Terra Firme e Canudos. Nos dias 16 e 17, a ação atenderá os bairros da Cremação e Condor. Esses postos funcionarão de 9h às 15h.

Em 2019 foram notificados 201 casos suspeitos de sarampo em todo o município, dos quais 48 foram confirmados, 42 descartados e 111 seguem em investigação. Nenhum óbito foi registrado. Do total de confirmados, 28 foram no distrito Dagua, principalmente nos bairros da Condor (12) e Guamá (8).

 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: