Hábitos alimentares saudáveis fazem parte do cardápio escolar em Belém

Foto: Fernando Sette - Comus
Hábitos alimentares saudáveis fazem parte do cardápio escolar em Belém
Hábitos alimentares saudáveis fazem parte do cardápio escolar em Belém
Hábitos alimentares saudáveis fazem parte do cardápio escolar em Belém
Hábitos alimentares saudáveis fazem parte do cardápio escolar em Belém
Hábitos alimentares saudáveis fazem parte do cardápio escolar em Belém
Hábitos alimentares saudáveis fazem parte do cardápio escolar em Belém
Hábitos alimentares saudáveis fazem parte do cardápio escolar em Belém
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Hábitos alimentares saudáveis fazem parte do cardápio escolar em Belém
Hábitos alimentares saudáveis fazem parte do cardápio escolar em Belém

Buscando o cuidado com a alimentação das crianças da rede municipal de ensino e em incentivar hábitos alimentares saudáveis, a Semec e a Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (FMAE) desenvolvem o projeto Horta nas Escolas

Todos sabem que uma boa alimentação é essencial, desde a primeira infância, para que a criança tenha um bom desenvolvimento, tanto para o aspecto físico quanto mental, bem como de prevenir problemas de saúde. Pensando no cuidado com a alimentação das crianças da rede municipal de ensino e em incentivar hábitos alimentares saudáveis, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (FMAE) desenvolvem o projeto Horta nas Escolas.

O projeto faz parte do Programa de Alimentação Escolar Municipal, por meio de prática pedagógica, desenvolve a educação ambiental e gastronomia, estimulando os alunos em ambientes de aprendizagem diversificados.

“Nós vamos para horta, regamos, e observamos todo o tratamento do vegetal até chegar à merenda”, disse a aluna Sara Cristina, da escola Municipal Professora Vanda Célia Ferreira de Souza, do bairro do Maracacuera, no distrito de Mosqueiro.

Educação - Ao participarem do processo de cultivo e do cuidado com a horta, os alunos passam a conhecer os alimentos, de onde eles vêm, seus benefícios e os nutrientes necessários para o crescimento deles, permitindo a interação e debates dos temas na sala de aula.

“O objetivo é que as crianças tenham um hábito alimentar saudável que vá além dos muros da escola, chegando dentro da casa deles. E mostrar para elas que isso não é só para hoje, é para o futuro. Você observa quando a criança é bem alimentada e elas são mais felizes”, explicou Carmem Farias, diretora da escola Vanda Célia Ferreira de Souza.

O ato de cultivar as sementes das verduras, regar e colher os legumes na horta são atividades físicas que contribuem no desenvolvimento motor das crianças. As atividades também colaboram com o desenvolvimento cognitivo e sensorial olfativo, que são estimulados com o contato, o cheiro e quando eles comem o que plantaram.

A junção da teoria e prática é de extrema importância para potencializar o processo de aprendizagem, por isso, o trabalho desenvolvido na horta vai para dentro da sala de aula, estimulando o desenvolvimento mental dos alunos, por meio de atividades pedagógicas, como a produção de textos, desenhos e outros. “O cultivo dos vegetais é trabalhado na língua portuguesa, mostrando as siglas e eles vão formando as palavrinhas”, contou Liége Maria, professora da escola.

Para que as crianças adquiram o hábito de ingerir hortaliças na alimentação, professores e merendeiras trabalham em conjunto na sala de aula, criando receitas que são colocadas em prática pelas merendeiras na hora das refeições.

Premiação - Com o investimento na alimentação escolar do município, a merenda municipal conquistou os três primeiros lugares na etapa regional na segunda edição do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar da Região Amazônica”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 2017.

Para proporcionar uma alimentação balanceada para mais de 70 mil estudantes, das 197 escolas municipais, a Prefeitura de Belém, por meio da Fmae trabalha para garantir a alimentação saudável com a elaboração de um cardápio natural e proteico, com carnes, hortaliças e frutas. O programa também beneficia a mais de 8 mil crianças em situação de vulnerabilidade social, por meio do projeto “Café da Manhã”, nas escolas.

A equipe de nutricionista da Fmae, juntamente com a do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), faz a avaliação do estado nutricional dos alunos e elabora refeições por meio das 800 merendeiras, que constantemente passam por capacitações, palestras e oficinas, desenvolvendo pratos diversificados e nutritivos.

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