Há doze anos, Vanessa Costa, de 29 anos, vende produtos de beleza e confecções na ilha de Mosqueiro. A forma que ela encontrou de sustentar a família foi levar as novidades na casa das clientes, com horário marcado. As vendas são boas, mas ela acredita que faltava alguma coisa para o negócio decolar de vez.
“Eu queria alguma coisa para melhorar o meu negócio. Foi quando fiquei sabendo do curso de empreendedorismo do Cras. No curso, aprendi fazer o planejamento da minha empresa e o familiar”, contou Vanessa.
Certificados - Nesta quarta-feira, 12, Vanessa Costa foi uma das 30 pessoas que receberam o certificado de capacitação em empreendedorismo, realizado durante três dias, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), do distrito de Mosqueiro.
Esta é uma parceria da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e do Fundo Ver-O-Sol, que levou o curso para comunidade atendida pelo Cras, com o objetivo de ajudar pessoas a desempenharem o negócio com profissionalismo e autonomia.
“A Prefeitura está trazendo essa assistência para população por meio do Fundo Ver-O-Sol, para muni-los de conhecimento sobre a área administrativa, de como gerenciar pequenos empreendedores e auxiliando em como eles podem investir em seus negócios”, explicou Joab Magalhães, gerente da capacitação do Fundo Ver-O-Sol.
Cras - O Cras desenvolve diversas atividades para inclusão das famílias que são atendidas na ilha. No ano passado foram realizados os cursos de panificação, de como elaborar um currículo e como se comunicar na hora da entrevista, todos visando à inserção no mercado de trabalho.
“A oficina foi voltada para pessoas que estão iniciando o empreendimento, com o objetivo de geração de emprego e renda, para que eles tenham o mínimo de conhecimento possível e tenham sucesso no empreendimento”, relatou Maridalva Ferreira, coordenadora interina do Cras Mosqueiro.
“Eu tenho vontade de montar um negócio próprio e sempre busco me qualificar. Quando eu fiquei sabendo do curso, corri para me inscrever e só restava uma vaga. Aprendi como administrar melhor e vou realizar meu sonho de montar uma máquina de manipulação de açaí, na cidade de Caruaru”, contou Maria da Graça Furtado, de 62 anos.
Programa - Segundo Eucleia Oliveira, assistente social do programa Sistema Único de Assistência Social (SUAS), da Funpapa, o programa desenvolve ações de assistências organizadas por territórios, por meio de projetos e serviços desenvolvidos em locais de extrema vulnerabilidade social, além de incentivar as pessoas a oportunidade ao mundo do trabalho.
“Quando falamos do mundo do trabalho, não é só o encaminhamento para oportunidade de emprego, mas também para qualificação profissional, por isso nós trouxemos esse curso para Mosqueiro”, disse Eucleia.
O próximo curso será de fabricação de ovos de páscoa. Os interessados podem fazer a inscrição no Cras, em Mosqueiro, às segundas- feiras, quando fazemos a acolhida para novos integrantes, munidos de RG, CPF, comprovante de residência e cartão do NIS.