Na manhã desta terça-feira, 3, a Prefeitura Municipal de Belém entregou a mais nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da capital. Desta vez foi a do bairro Jurunas, localizada na rua Osvaldo de Caldas Brito. A UBS do Portal da Amazônia está credenciada em atender uma das áreas mais populosas de Belém com trabalho de prevenção de doenças.
A UBS inaugurada contará com quatro equipes multiprofissionais de Estratégia Saúde da Família e duas de Saúde Bucal. A capacidade da Unidade é para o cadastramento e acompanhamento de 16 mil pessoas, mensalmente. O estabelecimento médico se soma a outros 86 com perfil de atenção básica no município, em um exemplo claro de ampliação da porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na solenidade de inauguração, estiveram presentes o prefeito Zenaldo Coutinho; o secretário municipal de Saúde, Sérgio Amorim; presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Luiz Moraes; representantes da sociedade civil e moradores do bairro.
Investimento - A obra teve um custo de mais de R$ 2 milhões e foi executada com recursos federais e municipais. Na gestão Zenaldo Coutinho, a cidade de Belém passou a receber investimentos em saúde do patamar de 24,52%, nove pontos acima das regras constitucionais, que são de 15%.
Física e atendimento – A nova unidade do Portal da Amazônia tem mais de 500 m² de área construída, e ofertará atendimentos de clínica geral, enfermagem, odontológicos, além de sala de imunização, de coleta de exames laboratoriais, de curativos e de exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU). O acesso à UBS localizada no bairro Jurunas atende a legislação de acessibilidade e inclui sala de atividades coletivas, farmácia básica, esterilização, abrigo exclusivo para lixo reciclável, hospitalar e comum, e uma subestação de energia. A cobertura foi construída com uma moderna estrutura metálica e manta de isolamento termoacústico.
Em seu discurso, o prefeito Zenaldo Coutinho enalteceu os desafios enfrentados pela administração municipal nos últimos anos para o avanço nas políticas públicas da cidade de Belém e, naquela oportunidade, para o bairro Jurunas e áreas da Bernardo Sayão. O gestor destacou a série de obras que estão sendo executadas em trechos da orla da cidade.
“Temos lutado muito no bairro do Jurunas para superar desafios muito grandes. Estamos em fase adiantada para entregar, imediatamente, a UPA do Jurunas, sonho nosso, coletivo, que estará sendo entregue depois de sofrermos com um projeto inicial mal feito, com falta de recursos. Tivemos que complementar de forma muito expressiva com dinheiro municipal, ou seja, com dinheiro de vocês, para a conclusão da obra. Ela (obra) está em fase final de acabamento”, salientou Zenaldo.
Obras – Como prestação de contas, Zenaldo Coutinho afirmou que o serviço de engenharia do conhecido Porto do Açaí está próximo de ser entregue que, segundo ele, será “um novo ponto turístico para quem quiser conhecer como é feita a distribuição do açaí em nossa cidade”. No mesmo ritmo está a obra do Complexo do Jurunas, uma estrutura que será entregue à população ampliada e com as instalações totalmente renovadas. “É um novo complexo, não é uma reforma apenas. Terá mais espaços, pois será ampliado, será mais dignidade aos moradores. Também será entregue este ano para a comunidade do Jurunas”, garantiu.
Isabel – Em outro trecho, o prefeito atualizou o status da obra executada na área da praça Princesa Isabel, e também o projeto executado nos cerca de 600 metros da antiga área do Iate Clube do Pará, um espaço que será revitalizado e oferecido como mais uma área turística, de lazer e de prática esportiva de Belém. “Uma estrutura que vai se tornar num ponto turístico, uma referência de saída para ilha do Combu e adjacências. Saúde, educação, turismo e investimento no lazer, tudo sendo realizado aqui”, assegurou. O prefeito lembrou ainda da estruturação das duas primeiras quadras de tênis públicas, as quais estão sendo preparadas no Portal da Amazônia para ser entregues à comunidade.
Mais - Estão ainda na agenda de obras da administração municipais as praças do Relógio, Batista Campos, Dom Pedro II, Mercês, Carmo, e ainda o Solar da Beira, Ver-o-Peso, avenida João Alfredo que vai iniciar o serviço nesta semana e a restauração do Palacete Bolonha, com investimento de R$ 5 milhões, com ordem de serviço assinada ontem, 2. Está em curso ainda a restauração do sistema elétrico do Palácio Antônio Lemos.
Sérgio Amorim agradeceu a atenção do prefeito nas ações da rede municipal de Saúde e fez um breve balanço dos avanços na pasta. “Essa UBS demonstra a evolução da saúde na administração do prefeito Zenaldo Coutinho de 2013 pra cá. Naquele ano (2013), tínhamos uma UPA funcionando precariamente, hoje já temos quatro em Belém e, em breve, estaremos entregando a do Jurunas e com isso, Belém estará 100% coberta na rede de atenção às urgências”, garantiu.
Amorim chamou atenção das condições dos dois Pronto Socorros Municipais Humberto Maradei e Mário Pinotti, que no início da gestão se tratavam de duas estruturas “velhas” e sem equipamentos. “Agora estão em condições. Entregamos o Pronto Socorro para a população do Guamá. Importante dizer que nenhum prefeito fez mais pela saúde que o prefeito Zenaldo Coutinho”, destacou.
A gestão Zenaldo Coutinho entregou ainda a Unidade de Referência Especializada na Saúde da Mulher (antigo Socor). Após 34 anos, o Hospital do Mosqueiro foi reformado e ampliado, o Hospital Dom Zico – agora funcionando como retaguarda com 60 leitos para atender cirurgias com média complexidade e pacientes com necessidades de UTI. Tínhamos 15 ambulâncias do serviço do SAMU em 2013, com apenas quatro em condições, e atualmente são 26 veículos.
Após a cerimônia de inauguração, a Unidade Básica de Saúde do Portal passará pelo processo de limpeza e desinfecção e, após esta etapa, abrirá para atendimento ao público.
Comunidade – Morador do Jurunas, Alexandre Sardinha diz que a comunidade é "só agradecimento". "Ele nos proporcionou obras importantes no bairro, assim como essa Unidade Básica de Saúde. Saúde é tudo. Estamos vendo as obras acontecerem. Vamos falar bem daquele que faz pela comunidade", disse.
Vizinha da UBS, Jaqueline Pantoja da Silva, 43, comemorou a inauguração. "É muito bom termos um atendimento desse aqui, pois tínhamos que ir para a UPA do Jurunas, de madrugada, precisamos de tratamento para nossos filhos. Prefeito e equipe estão de parabéns", ressaltou.
O morador da rua Osvaldo Caldas Brito, Jorge Pojo, classificou a obra como "um grande legado" para o Jurunas. "Já critiquei a administração, mas hoje tenho que fazer justiça e parabenizar o prefeito Zenaldo Coutinho pela entrega da Unidade de Saúde", salientou.