Pesquisar

Prefeitura de Belém inicia distribuição dos kits de merenda escolar nesta quinta, 2

Foto: Jamyla Magno
Prefeitura de Belém inicia distribuição dos kits de merenda escolar nesta quinta, 2

Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, se pronunciou nesta quarta-feira, 1 de abril, através de live, nas redes sociais, e anunciou que os mais de 70 mil kits da merenda escolar começam a ser distribuídos já nesta quinta-feira, 2.

“Vamos contar com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), que são os órgãos responsáveis pela organização e distribuição dos mais de 70 mil kits às famílias dos alunos da rede municipal. Lembrando, todos vão receber a cesta”, disse Zenaldo.

O prefeito de Belém informou o boletim atual dos casos de Covid-19 na capital, que já tem 26 casos confirmados, o que já se configura caso de transmissão comunitária. “Diante disso, a gente mantém a estratégia principal que é a recomendação de isolamento social”. 

Em relação à ajuda de R$ 600 do Governo Federal, o prefeito recomendou que a população aguardasse mais orientações. E lembrou que a Prefeitura não está fazendo inscrições nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). “Assim que tivermos mais detalhes, vamos informar sobre os procedimentos para acesso a este repasse”, frisou.

Saúde - O prefeito de Belém reiterou o oferecimento do Hospital Dom Zico ao Governo do Estado, para atuar como referência para o tratamento de pacientes com o novo Coronavírus. O Hospital possui 60 leitos.

Zenaldo lembrou que na terça-feira, 31, a Prefeitura entregou 20 novos veículos para a renovação parcial da frota que atende a pasta da saúde. 

Mobilidade – O prefeito explicou que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) vai reforçar a fiscalização nos transportes para evitar aglomerações. E recomendou que as empresas de transporte público aumentem a frota no horário de pico.
Nesta quarta, 1, o prefeito reuniu com o segmento de shoppings centers de Belém, e, por unanimidade, decidiram prorrogar por mais 15 dias o fechamos dos estabelecimentos. “A Prefeitura vai seguir as recomendações do Ministério da Saúde, e nós estamos abertos ao diálogo”, enfatizou.

Em relação aos estabelecimentos que não estão obedecendo às recomendações de distanciamento das pessoas e horários especiais, Zenaldo disse que a Prefeitura de Belém está notificando quem não cumpre.

Boas práticas – O prefeito agradeceu o apoio da Coordenadoria da Mulher de Belém, que articulou junto a um grupo de mulheres, para a produção de máscaras, dentro do padrão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Até o momento, elas já entregaram 1000 máscaras, com material doado pela Prefeitura, que também remunera por esse trabalho”.

O prefeito enfatizou que a Secretaria Municipal de Saneamento está realizando a higienização em locais públicos de Belém. Feiras a área externa do Pronto Socorro já foram higienizados.

E lembrou que a crise está ocasionando a perda de receitas para o município. No entanto, os valores das obras que já foram contratadas e orçadas não podem ser remanejados para a saúde. “Belém continua recebendo obras na área da educação, saneamento e urbanismo. No Ver-o-Peso, por exemplo, já iniciou a colocação das novas lonas”.

Em relação às medidas adotadas pela Prefeitura neste período de pandemia do novo Coronavírus, o prefeito lembrou algumas delas: “Fizemos a prorrogação do IPTU com desconto de 7%, para o dia 10 de abril; vencimento da TLPL adiado para o dia 10 de maio; estão suspensas as ações fiscais, protestos e execuções judiciais; ISS de pessoa física foi adiado para o dia 10 de maio e prorrogado por 90 dias todas as certidões negativas, ou seja, a renovação foi automática”.

Zenaldo encerrou a transmissão com a mensagem para que as pessoas continuem fazendo o isolamento social. “Lembrando, se puder, fique em casa”.

 

TAGS:

Relacionadas: