Pesquisar

Começa a segunda fase da vacinação contra gripe em Belém

Foto: Tássia Barros
Começa a segunda fase da vacinação contra gripe em Belém
Começa a segunda fase da vacinação contra gripe em Belém
Começa a segunda fase da vacinação contra gripe em Belém
Começa a segunda fase da vacinação contra gripe em Belém
Começa a segunda fase da vacinação contra gripe em Belém

Para evitar aglomeração a vacina também está sendo ofertada em três pontos exclusivamente pelo sistema drive thru: na Escola de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz) e na Aldeia Amazônica, das 9h às 14h.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), iniciou nesta quinta-feira, 16, a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe. 53 salas de vacinação do município estão abastecidas para atenderem a população, das 8 às 17 horas. Para evitar aglomeração a vacina também está sendo ofertada em três pontos exclusivamente pelo sistema drive thru: na Escola de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz) e na Aldeia Amazônica, das 9h às 14h.

Depois de vacinar os idosos e profissionais da saúde, nessa segunda etapa é a vez de imunizar motoristas de transportes coletivos e portuários (não inclui motoristas de aplicativos e taxista), caminhoneiros, profissionais da área de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, detentos e adolescentes infratores. Vale ressaltar que os idosos e profissionais da saúde que não se vacinaram também terão prioridade conforme orientação do Ministério da Saúde.

Segundo o assessor técnico da Sesma, David Rosário, a secretaria vem seguindo as orientações do Ministério da Saúde. “Nessa segunda fase a meta é atender aproximadamente 74 mil pessoas. É importante destacar que os portadores de doenças crônicas, devem apresentar laudo médico e/ou uma receita nominal do medicamento de uso contínuo”, destacou David.

Medidas de prevenção contra o novo Coronavírus estão sendo intensificadas dentro das unidades básicas e a ampliação da força de trabalho para atender a população. “A secretaria adotou algumas medidas e percebemos que o atendimento está mais tranquilo que na primeira fase. Os idosos estão sendo atendidos em um local específico, separados das demais pessoas. Adotamos o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas nas filas e orientamos a população sobre etiqueta respiratória e para que evitem o contato enquanto estiverem aguardando a vacina”, explicou o técnico da Sesma.

Vacina

A vacinação contra a gripe imuniza contra os vírus da Influenza A (H1N1)pdm09, influenza A (H3N2) e influenza B Victoria. A Sesma reforça que a vacina não protege contra a Covid-19.

 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: