Pesquisar

Pacientes internados com Covid-19 recebem alta no Hospital Dom Vicente Zico

Foto: Laiana Damasceno
Pacientes internados com Covid-19 recebem alta no Hospital Dom Vicente Zico
Pacientes internados com Covid-19 recebem alta no Hospital Dom Vicente Zico
Pacientes internados com Covid-19 recebem alta no Hospital Dom Vicente Zico
Pacientes internados com Covid-19 recebem alta no Hospital Dom Vicente Zico

Osmar de Souza Reis

Na manhã desta sexta-feira, 24, dois pacientes diagnosticados com a Covid-19, que estavam internados no Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico, em Belém, receberam alta hospitalar. Osmar de Souza Reis, 66 anos, e Mariano Fernando Santos Oliveria, 35 anos, foram recebidos pela família na saída da unidade. 

Os pacientes foram transferidos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da Marambaia e Terra Firme, para o Hospital Dom Zico, onde foram acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogo, assistente social e fisioterapeuta.

Antes de sair do hospital, Osmar Reis, que faz parte do grupo de risco, agradeceu pela vida. “Daqui a um mês eu faço aniversário, considero que eu nasci de novo. Estar sendo devolvido hoje ao meu lar é uma benção”, contou. Leomar Reis, filha de Osmar, foi quem recebeu o pai após a alta médica. “Estou muito grata a Deus e a todos os médicos que ajudaram o meu pai, ele teve um excelente atendimento aqui e hoje eu posso levar ele para casa, e curado. Peço a todos que fiquem em isolamento, que evitem ao máximo sair à rua, se sair use a máscara, tome as medidas de precaução. É uma luta invisível, a gente não sabe quem tem o vírus”, falou emocionada.

Mariano Oliveira, que recebeu alta hospitalar junto com Osmar, também celebra a vida. “O que eu sinto é uma gratidão muito grande, por ter vindo para cá e ter me curado. Grato a Deus por ter colocado esses médicos que cuidaram e me deram atenção”, declarou. 

A equipe multidisciplinar aplaudiu e vibrou com a alta dos pacientes. “Ser capacitada para salvar vidas é muito gratificante e, é nesse momento, da alta dos pacientes, que vemos que nossos esforços são recompensados. O nosso desejo é de muita saúde para o Osmar e para Mariano”, falou a assistente social Adriely Raiol. 

Dom Vicente Zico - A unidade passou a funcionar desde o último dia 16. O hospital é estruturado para oferecer suporte à rede de urgência e emergência, e conta com 60 leitos, sendo oito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Além da UTI, o espaço predial possui bloco cirúrgico, consultórios, postos de enfermagem e enfermarias com leitos de internação. A Unidade de Terapia Intensiva está localizada no segundo pavimento. O hospital Dom Vicente Zico conta também com espaço administrativo, recursos administrativo, vestiário e instalações voltadas à segurança das equipes médicas e dos usuários. O prédio tem ainda o recurso físico da acessibilidade. Uma rampa permite o acesso de cadeirantes e demais pessoas com limitação motora.

O local funciona com cerca de 300 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e técnicos em enfermagem.
 

TAGS:

Relacionadas: