A ação de limpeza desenvolvida pela Prefeitura de Belém para prevenção ao novo coronavírus chegou à ilha de Cotijuba. Na manhã deste sábado, 25, equipes de higienização da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) foram até a ilha, que integra o arquipélago da capital paraense, para serviços de desinfecção. O trabalho faz parte das medidas adotadas pelo município para diminuir os riscos de contágio da Covid-19.
O serviço percorreu os espaços de grande movimentação da localidade, como o trapiche, quiosque, praça central, unidades de saúde e de ensino, além de calçadas e estabelecimentos comerciais da ilha. Na unidade de saúde a atenção foi redobrada e todas as salas do prédio foram higienizadas. No trapiche a desinfecção minuciosa incluiu a rampa de acesso aos barcos e a lateral da ponte de embarques.
Por conta da pandemia o trabalho, que já era executado regularmente pela Sesan, foi reforçado com a desinfecção dos espaços públicos de grande movimentação. “É sempre importante ressaltar que este é um serviço que desenvolvemos regularmente mas, por conta dos riscos da pandemia, intensificamos as ações com a higienização e desinfecção completa desses espaços de grande circulação de pessoas”, detalhou Claudio Mercês, secretário de Saneamento. “O objetivo é entregar os espaços limpos e totalmente desinfectados para a população”, completou.
Limpeza- Desde o início do mês de março, as ações de limpeza foram intensificadas com serviços de lavagem, higienização e desinfecção de diversos espaços. Já foram atendidos as estações e terminais do Sistema BRT, passarelas da avenida Almirante Barroso, abrigos de paradas de ônibus, trapiche de Icoaraci, feiras livres, áreas portuárias, mercados, feiras, calçadas do cemitério da Soledade, além da área externa dos hospitais Humberto Maradei Pereira (HPSM do Guamá), e Mário Pinotti (HPSM do Umarizal), Instituto de Assistência à Saúde do Servidor Público (IASB), e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta.