Pesquisar

Sesma divulga o funcionamento das Unidades de Saúde durante o feriado

Foto: Camila Diger
Sesma divulga o funcionamento das Unidades de Saúde durante o feriado
Sesma divulga o funcionamento das Unidades de Saúde durante o feriado
Sesma divulga o funcionamento das Unidades de Saúde durante o feriado

Sesma divulga o funcionamento das Unidades de Saúde durante o feriado.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que no feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 11, os serviços da rede de Urgência e Emergência, na capital, funcionam normalmente. Os Hospitais de Pronto-Socorro Mário Pinotti (Umarizal) e Humberto Maradei Pereira (Guamá), assim como as cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Icoaraci, Marambaia, Sacramenta, Jurunas e Terra Firme, e o Hospital Geral de Mosqueiro atenderão 24 horas em regime de plantão.

As UPAs, que oferecem serviços de urgência de média complexidade, atendem mediante classificação de risco, de acordo com o grau de gravidade. “Os pacientes podem procurar as UPAs nos casos de alteração de pressão arterial, febre alta, processos traumáticos, dores intensas, hiperglicemia, falta de ar intensa, alterações do nível de consciência, dores no peito, sangramentos, cortes ou mordedura de animais”, ressaltou a diretora do Departamento de Urgência e Emergência da Sesma, Claudia Matos.

A Sesma ressalta que os Hospitais de Pronto-Socorro também atendem por classificação de risco, priorizando os casos mais graves. Atuam como porta de entrada das urgências de maior complexidade, como asma grave, perda da consciência, facadas, baleamentos, politraumas, AVC, crises hipertensivas de difícil controle, intoxicação exógena (veneno) e outros. Já o Hospital Geral de Mosqueiro atende casos de média complexidade.

Além disso, a população pode contar com as oito Unidades Municipais de Saúde (UMSs) que oferecem serviço de urgência e emergência de baixa complexidade. São elas: Jurunas, Tapanã, Outeiro, Cotijuba, Carananduba, Baía do Sol, Bengui e Icoaraci. Estas unidades são voltadas para atendimento de crises respiratórias leves como congestão nasal, coriza, rinite, sinusite, reação alérgica crônica, prurido corporal (coceira), processos inflamatórios, ferimentos leves, quadros e sintomas gripais (tosse, coriza, mal estar, dores no corpo), náuseas, vômitos, dores em geral, glicemia, procedimentos ambulatoriais (troca de sondas, retirada de pontos, suturas), drenagem de abscesso em geral, dentre outros.

A Central de Regulação de Leitos, urgência e emergência do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEMO) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) atuarão em regime de plantão.
 

TAGS:

Relacionadas: