Há dois meses sendo referência para o atendimento às pessoas em situação de rua com sintomas leves do novo Coronavírus, o ginásio Altino Pimenta contabiliza aproximadamente 110 pessoas atendidas no espaço.
O local foi aberto no dia 6 de abril e faz parte do Plano de Atendimento Emergencial da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Durante a pandemia de Covid-19, a assistência ampliou a oferta de serviços à população mais vulnerável, com a implantação deste novo espaço que funciona 24 horas por dia, com a disponibilidade de café da manhã, higiene pessoal e alimentação diária.
“Os acolhidos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar de médicos e enfermeiros do Consultório na Rua e por assistentes sociais da Funpapa. O desligamento é por meio de alta médica e social. Durante dois meses de funcionamento, realizamos atividades educativas, encaminhamentos para emissão de documentos e, aqueles que aceitam, encaminhamos para abrigos. Trabalhamos para que eles permaneçam aqui dentro e recebam toda assistência possível. Atualmente estamos com 20 acolhidos”, pontuou a coordenadora do local, Elaine Regina.
Rosivaldo dos Santos, 47, é um dos acolhidos que permanece no espaço. “O atendimento tem sido excelente por parte de toda equipe que nos acompanha. Muito diferente da realidade que vivemos na rua. Estava à procura de uma casa terapêutica, fui até o Curuçambá e não consegui, mas Graças a Deus, hoje estou neste espaço maravilhoso que oferta serviço de saúde pra gente”, declarou o acolhido que está há um mês no abrigo com sintomas leves da Covid-19 e se encontra em avaliação.
“Estou admirado pela forma como estou sendo atendido pela equipe. Estava dormindo na rua e infelizmente fui assaltado, perdi todos os meus documentos, quando cheguei à delegacia fui informado sobre este espaço. Apresentei os sintomas do vírus e vim em busca de ajuda. Aqui tenho toda assistência médica, orientações e encaminhamentos sobre a emissão dos meus documentos”, destacou Cláudio da Silva, 49, natural de São Paulo, que está há três semanas no espaço de acolhimento.
Centro Pop - A Funpapa ampliou, também, serviço no Centro Pop de São Brás que está sendo utilizado como abrigo para acolher idosos em situação de rua assintomáticos. Durante um mês, o espaço recebeu 24 acolhidos. Atualmente oito pessoas permanecem no local, incluindo uma família de cinco pessoas.
No Centro é ofertado serviços assistenciais, alimentação, higiene, investigação social, encaminhamento para as redes de proteção social e de saúde, além de emissão de documentos.
Serviço - O Centro Pop fica localizado na Av. José Bonifácio, 704, São Brás. Para atendimento no ginásio Altino Pimenta, o encaminhamento é feito por meio do Centro Pop (São Brás e Icoaraci) ou demanda espontânea no Ginásio Altino Pimenta que fica localizado na Av. Visconde de Souza Franco, 456.