O Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, anunciou na tarde da última quarta-feira, dia 8, a abertura de restaurantes, quiosques e barracas de praia dos distritos e ilhas seguindo o plano de retomada econômica da capital.
"Após reunião com os nossos profissionais de saúde, das áreas epidemiológica e sanitária, decidimos liberar as atividades das barracas de Outeiro, Icoaraci, Cotijuba, Mosqueiro e Combu", comentou Zenaldo.
O decreto com a liberação das atividades foi publicado nesta quinta-feira, 9, no Diário Oficial do Município (DOM). Assim como outros setores que retornaram, os estabelecimentos das orlas deverão seguir uma série de protocolos e restrições.
Entre as medidas apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde do Município (Sesma) estão a restrição do horário de funcionamento, que ficará das 7h às 19h; limitar o número de clientes e delimitar o espaço; disponibilizar material de higiene; entre outras recomendações.
"As barracas de praia deverão seguir os mesmos protocolos de outros estabelecimentos de alimentação, como usar álcool em gel, reduzir o número de mesas e cadeiras, usar máscaras nos locais", comentou o prefeito.
Funcionamento - O documento também apresentou o novo horário de funcionamento dos restaurantes em Belém, que será das 11h às 23h, sem intervalo. Anteriormente os estabelecimentos só poderiam funcionar das 11h às 15h e das 19 às 23h. Já as casas de chás, lanchonetes, padarias e similares poderão abrir das 6h às 20h.