Pesquisar

Centro de Referência para Pessoas com deficiência retoma atividades

Foto: Hugo Tomkiwitz
Centro de Referência para Pessoas com deficiência retoma atividades
Centro de Referência para Pessoas com deficiência retoma atividades
Centro de Referência para Pessoas com deficiência retoma atividades
Centro de Referência para Pessoas com deficiência retoma atividades
Centro de Referência para Pessoas com deficiência retoma atividades

O local é especializado de convivência e fortalecimento de vínculos para pessoas com deficiência, dependente de cuidados, jovens e adultos de 18 a 59 anos, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

Após três meses com serviços presenciais suspensos devido a pandemia do novo coronavírus, o Centro de Referência Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro-Dia) retomou suas atividades de forma presencial com os usuários que apresentam menor grau de dependência, nesta terça-feira, 14.

Para a retomada das atividades, a equipe passou por um treinamento sobre a prevenção da Covid-19. Esse treinamento foi realizado primeiro com equipe de apoio e equipe técnica. Além disso, foi realizada reunião com as famílias para informar sobre o retorno e todos os cuidados que serão tomados durante a rotina, bem como pedir autorização para o retorno das atividades. O centro segue todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Agora é uma nova rotina, tudo voltando com os cuidados que requer o momento. Foi montado uma programação para eles que inclui banho, troca de roupa, troca de máscaras, lanche, higiene bucal, atividades de integração, grupo de terapia, almoço e descanso. É uma forma de ocupar o tempo e trabalhar o psicológico através da autonomia que oferecemos a eles”, pontuou a coordenadora do centro, Carlota Tourão, que destacou ainda, que atualmente estão inscritos no centro, 18 usuários, mas apenas cinco se encontram aptos ao retorno das atividades.

Ao chegarem no espaço, os acolhidos foram recepcionados pela equipe com muito entusiasmo. Receberam balão personalizado, depois foram dirigidos ao refeitório para tomarem café e então, participarem das atividades de integração com o momento da escuta, autoconhecimento, e falaram sobre a rotina de convivência.  

Mariana Almeida, 45, que frequenta o centro há três anos, estava animada com retorno das atividades. “Estava ansiosa para voltar. Gosto muito de vir para o centro. Senti muita falta do carinho da equipe, quando venho pra cá, me sinto muito bem”, declarou Mariana que frequenta o centro na companhia da filha.

De acordo com a coordenadora do espaço, a independência dos usuários é um dos pontos desenvolvidos no centro. Depois que Mariana e a filha Carla, 25, passaram a participar das atividades, ganharam mais independência e melhoraram a autoestima.  

Serviço - O Centro-Dia é um equipamento social administrado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), especializado de convivência e fortalecimento de vínculos para pessoas com deficiência, dependente de cuidados, jovens e adultos de 18 a 59 anos, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

O local visa a garantia de direitos, a proteção social, e a conquista da autonomia e vida independente dos usuários atendidos, oferecendo ainda, atenção integral extensiva aos cuidadores e familiares. O centro fica localizado na Nove de janeiro, 1692, entre Gentil Bittencourt e Av. Conselheiro Furtado. Durante o momento pandemia está funcionando as terças e quinta-feira, das 08h às 16h.  

 

TAGS:

Relacionadas: