Pesquisar

Oficial da Marinha visita primeira escola cívico-militar de Belém

Foto: Nenhum
Oficial da Marinha visita primeira escola cívico-militar de Belém
Oficial da Marinha visita primeira escola cívico-militar de Belém
Oficial da Marinha visita primeira escola cívico-militar de Belém
Oficial da Marinha visita primeira escola cívico-militar de Belém
Oficial da Marinha visita primeira escola cívico-militar de Belém

A escola já passou por reforma e agora os profissionais de educação já estão integrados com os militares.

Contemplado pelo Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim), o Liceu Escola “Mestre Raimundo Cardoso”, localizado em Icoaraci, recebeu nesta sexta-feira, 17, o oficial João Carlos Küster Maia, capitão de Mar e Guerra (CMG) da Marinha do Brasil. Atual coordenador nacional do Pecim, Küster Maia visitou as instalações do Liceu, seus projetos e conheceu os militares que vão integrar a equipe pedagógica da escola como monitores.

O oficial percorreu as dependências da unidade, como o núcleo de oficinas Lais Aderne composta pela galeria dos mestres da cerâmica de Icoaraci, sala de música, recursos multifuncionais, videoteca, reserva técnica e salas de produção. Durante a visita, Rosilene Trindade, coordenadora do Núcleo e Fernanda Souza, diretora da escola foram contando um pouco dos projetos desenvolvidos, como o Etnoconexões, que é um projeto que une o ensino da matemática e a cultura indígena da região. Atualmente a escola atende mais de 1.500 alunos e é a maior unidade da rede de ensino municipal.

“Não conhecia o Liceu e dentro das escolas que já visitei é a primeira que observo esses projetos que valorizam bastante a cultura e a iniciativa para as artes. Acho que esses projetos tendem a melhorar com a adesão de modelo escola cívica militar. Na corporação temos colaboradores que têm experiência na área de música que podem ajudar bastante", destacou Küster. "Identifiquei também a possibilidade de parceria para alguns projetos trazendo até melhorias na questão de material. Então, o valor agregado com essa adesão é muito grande. Fiquei muito bem impressionado com as instalações físicas e esperançoso com um projeto de bastante êxito com a adesão da escola cívico militar”, completou.

Sete militares da reserva já estão compondo a equipe pedagógica e a escola ainda aguarda mais sete. “Eles conheceram como a escola trabalha com a sustentabilidade e na formação foi possível compreender esse processo de uma escola cívico-militar. Hoje estamos recebendo o oficial Kuster que já visitou escolas do Amapá e agora a nossa no Pará, a única escola de Belém”, disse Fernanda Sousa, diretora da escola. Até o início das aulas presenciais, os militares monitores irão passar por várias formações dentro do projeto “Valores”.

Militares – O professor de Matemática, Eugênio Araújo, militar da reserva que vai atuar como monitor, relata que é um prazer contribuir com a formação cívica dos alunos. “É um prazer ter essa oportunidade de orientar os alunos a buscar novos horizontes e apresentar as oportunidades que as forças armadas têm para eles. A gente tem a consciência da nossa responsabilidade e a dedicação que vai ser exigida também”, declarou o professor.  

O coordenador de planejamento da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Marcelino Coelho, também participou da visita e destacou os benefícios desta parceria com a escola. “A escola cívico-militar traz um grande benefício pela qualidade empregada no programa que vai ajudar a equipe a focar cada vez mais na melhoria da educação. Essa parceria é um momento impar para o município. Ainda é um projeto piloto, mas acreditamos que vai ser muito bem adaptado. A escola já passou por reforma e agora os profissionais de educação já estão integrados com os militares para alcançar uma educação de qualidade aos alunos”, disse.

Referência – O Liceu possui 24 anos de existência e é referência em educação aliada à valorização da cultura da cerâmica de Icoaraci. Desde o início do ano, o estabelecimeto de ensino teve um investimento de R$ 1.575.595,11 em reformas com a manutenção das Instalações elétricas, hidrossanitárias, de combate a incêndio, pisos, forros e telhados, pintura em geral, urbanização, pavimentação, caixa d'água (corrosão), auditório, biblioteca, ginásio, descupinização. 

TAGS:

Relacionadas: