A Agência Reguladora Municipal de Belém (Arbel) deu prosseguimento às fiscalizações nos serviços de substituição da rede de abastecimento de água da cidade. Na última semana, cinco pontos em obras foram visitados pela equipe técnica da Arbel, após solicitação de usuários.
A travessa Dom Romualdo de Seixas nos trechos com a avenida José Malcher, e com as ruas João Balbi e Municipalidade; rua Domingos Marreiros com a travessa Almirante Wandenkolk e a travessa 03 de maio, entre Magalhães Barata e Gentil Bittencourt, foram alguns dos pontos fiscalizados pela equipe técnica da agência. A iniciativa visa cobrar da prestadora do serviço a recuperação e sinalização dos trechos danificados e, com isso, evitar a ocorrência de possíveis acidentes.
Além dos trechos com aberturas expostas, os locais que aguardam a recomposição asfáltica também receberam atenção especial dos técnicos. “Em dois dos pontos visitados vamos pedir informações detalhadas da prestadora para saber em que situação se encontra a recomposição asfáltica desses locais", comentou a engenheira sanitarista da Arbel, Evelyn Souza. "Pelo que podemos constatar já foram feitas as bases para receber o asfalto, mas ainda está faltando essa recomposição asfáltica”, completou.
A obra de substituição de redes vem sendo executada pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e faz parte do projeto de controle e redução de perdas, que consiste na substituição da rede em mais de 20 bairros da cidade. De acordo com a companhia, as recomposições asfálticas já estão sendo feitas e cada trecho em obra possui um cronograma de execução.
Fiscalizações - A Arbel vem fiscalizando os serviços de saneamento básicos do município desde o dia 1 de junho, quando passou a regular os quatro eixos do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana. Mais de 30 pontos em obras de substituição de rede já foram fiscalizados nas primeiras semanas de julho.