Localizada no bairro Canudos, às proximidades do canal do Tucunduba, a passagem Gracinha entrou na agenda de obras da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), em trabalho executado pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) dentro do Programa de Drenagem e Pavimentação em Vias Públicas.
Iniciado no último dia 7, a frente de trabalho na passagem Gracinha prossegue com a drenagem profunda para troca da tubulação, responsável pelo escoamento pluvial. A via que está localizada entre a rua da Olaria e canal do Tucunduba, convivia há décadas com alagamentos, sobretudo no período das chuvas.
Moradora há décadas da rua da Olaria, Nazaré Falcão, 62, acompanhava o serviço na passagem Gracinha. Ela se lembrou da realidade de alagamentos vivida em anos passados e reclamou o trânsito de muitos carros pesados na passagem. “Aqui era igapó, muito alagado. Tivemos muitas cheias e ainda tinha o problema da entrada de caminhões, que fez ceder os poliedros colocados faz muito tempo. Vai ficar legal depois dessa obra”, disse a moradora.
Cícero Filho, 61, mora também na rua da Olaria . Ele é dono de um comércio de vendas de bebidas localizado na entrada da passagem Gracinha. “Esperávamos há anos. O trabalho de pavimentação vai nos ajudar a sair e chegar em casa com mais qualidade. Se a água cair, temos a certeza que terá vazão”, destacou o comerciante.
A obra de drenagem e pavimentação da passagem Gracinha, iniciada em julho, deve durar 60 dias e contará com investimentos da ordem de R$ 168,9 mil. “Estamos com uma movimentação grande de máquinas, demais equipamentos e equipes de trabalho em bairros centrais e áreas periféricas. A passagem Gracinha é um exemplo da boa aplicação do dinheiro público com geração de benefícios à comunidade”, declarou Claudio Mercês, secretário municipal de Saneamento. Atualmente são cerca de 50 obras de drenagem, pavimentação e recuperação asfáltica sendo executadas em Belém.