“Já trabalho há 18 anos cuidando de idosos, mas só hoje estou me sentindo valorizada, pois esse certificado me dá segurança para exercer minha profissão”, disse Aldalete Sousa, sobre a certificação do curso de Cuidador de Idoso, oferecido pela Prefeitura de Belém, por meio do Fundo Ver-o-Sol, no bairro do Parque Guajará, nesta quinta-feira, 23.
Aldalete Sousa tem 49 anos e sempre teve o sonho de realizar o curso de cuidador de idoso, mas com orçamento apertado nunca sobrava recurso para se qualificar. Quando ficou sabendo que o curso seria ofertado de forma gratuita na comunidade foi uma das primeiras a garantir a vaga.
“O curso veio proporcionar para nossa comunidade não apenas a qualificação, mas o aumento da autoestima das mulheres, levando-as para o mercado de trabalho, além de proporcionar uma mudança na vida”, contou Socorro Farias, presidente da Associação Mulheres Guerreiras.
A certificação da primeira turma cumpriu todos os protocolos de higienização para evitar a propagação do novo Coronavírus na capital. O curso foi realizado entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, com a carga horária de 60 horas, entre teoria e prática, abordando temas como: higiene do idoso, alimentação, cuidados com medicamentos, primeiros socorros e outros.
Não foi somente as mulheres da associação beneficiadas com a capacitação, Erick Barros, de 40 anos, estava desempregado e decidiu aproveitar a oportunidade de qualificação e já está apto para voltar ao mercado de trabalho em uma nova profissão. “Agradeço essa oportunidade de capacitação que é de extrema importância para mim, para as mulheres e também vai beneficiar os idosos, que precisam da nossa ajuda”, disse Erick.
A Prefeitura de Belém, por meio do Fundo Ver-o-Sol e Portal do Trabalhador já promoveram diversas capacitações e novas oportunidades de trabalho para os bairros de Belém, em parcerias com centros comunitários. “É com grande satisfação que estamos certificando a primeira turma do curso de Cuidador de Idoso, que foi ministrado dentro de uma comunidade. Pretendemos trazer outros cursos”, destacou Carmen Mendes, coordenadora do Fundo Ver-o-Sol.