Pesquisar

Projeto chega à praça Brasil com o plantio de mudas e recomposição paisagística

Foto: Raphael Rodrigues - Ascom Sesan
Projeto chega à praça Brasil com o plantio de mudas e recomposição paisagística
Projeto chega à praça Brasil com o plantio de mudas e recomposição paisagística

Florir Belém leva ações de plantio e resgate paisagístico à praça Brasil.

A praça Brasil, localizada no bairro Umarizal, ganhou na manhã desta quinta-feira, 23, o plantio de novas mudas dentro do Florir Belém, projeto da Prefeitura de Belém, coordenado pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e desenvolvido juntamente com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e Urbanismo (Seurb).

Foram plantadas mudas no entorno da base do tronco de cerca de 30 mangueiras existentes na praça, em trabalho realizado por equipes da Sesan. Esta foi a segunda ação do Florir Belém no mês de julho, a última ação foi no dia 13, na praça Helena Coutinho, em Canudos, quando o projeto foi relançado. 

Objetivo - Requalificar os espaços públicos de Belém sob os aspectos da arborização e do paisagismo, mas também do ganho com a produção de flores é o objetivo do projeto. O Florir Belém prevê, até o final de 2020, o plantio de 20 mil árvores na capital paraense.

Dono de uma banca de revistas localizada na travessa Dom Pedro, em frente ao Tribunal de Regional do Trabalho (TRT), José Maria de Jesus, 66, falou de responsabilidades na momento de preservar os recursos naturais do espaço público. “Esse trabalho é de fundamental importância, mas acho que tem que haver um papel do poder público e da população para cuidar dessas árvores e de todo o ‘verde’ da praça Brasil”, disse o morador do bairro do Mangueirão.

Vendedor de coco há seis anos na praça Brasil, Mizael Paiva, 45, aprovou o trabalho da prefeitura. “Esse projeto é estimulante, pois ajuda no nosso comércio quando o público vem ‘fazer’ uma selfie aqui na árvore e acaba comprando um coco. Além disso, ajuda a manter uma sombra nessa área”, afirmou.

“Queremos avançar no Florir Belém pela necessidade de mantermos uma cidade menos quente, sem ilhas de calor, e direcionada a desenvolver ações de sustentabilidade e de garantias à preservação do meio ambiente com a arborização de áreas, resgate do paisagismo e o plantio de espécies”, frisou Claudio Mercês, secretário municipal de Saneamento e coordenador do Florir Belém.

Recomposição – Com as ações do Florir Belém, na praça Brasil, a Prefeitura pretende recompor o paisagismo daquele espaço público que possui o formato da bandeira nacional, reconstruindo o projeto original. Na ação de hoje, foram plantadas espécies como a filodendros nas chamadas “golas” arvores (bases dos troncos). Estão previstas ainda a colocação de grama amendoim e espécies como lantana e alamanda.

“São plantas de sombra que pretendemos padronizar nessas jardineiras das mangueiras”, explicou Carlos Maneschy, diretor do Departamento de Áreas Verdes Públicas (DAVP) da Semma. As mudas e material orgânico utilizados no plantio, são provenientes da Granja Modelo, estrutura de produção da Semma, localizada em Águas Lindas, em Ananindeua.
 

TAGS:

Relacionadas: