A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), investiu, somente este ano, mais de R$ 13 milhões na infraestrutura de escolas municipais com reformas e construções. O investimento tem como objetivo principal, garantir um ensino de qualidade e contribuir para bons desempenhos. Exemplo disso, é a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Palmira Lins, no bairro da Marambaia, que passou por melhorias e vai contribuir para o bem-estar de alunos, professores e toda comunidade escolar.
“Além de proporcionar uma educação de qualidade, temos também alunos conscientes que cuidam muito bem da escola como sua segunda casa, e esse comportamento deles se intensificou depois da primeira etapa da reforma no início do ano. É nítido que tiveram mais qualidade nos estudos, até seus desempenhos em sala de aula mudaram para melhor. Mas vale ressaltar que essa conservação é uma educação que vem de casa também. Uma demonstração desse carinho pelo espaço, foi a placa ‘bem-vindos à sua segunda casa’, que os próprios alunos fizeram e está fixada na entrada da escola”, contou Carine Figueiredo, diretora da unidade há quatro anos.
Estrutura - Palmira Lins é uma escola de grande porte, que atende as séries do Jardim II ao 9º ano, e possui capacidade máxima para 682 alunos, de cinco a 14 anos, que ao retornarem às aulas, vão receber uma escola totalmente climatizada, com toda sua estrutura reformada, paredes pintadas, novo telhado, pisos, forro, instalações elétricas, móveis novos e outras mudanças que farão a diferença no dia a dia em sala de aula. A escola também possui uma quadra de esportes que foi toda revitalizada, um refeitório amplo e áreas arborizadas, reservadas para jardins.
“Essa reforma foi muito importante na vida dos alunos, principalmente a climatização. Com uma sala mais fresquinha, a criança tem mais atenção nos estudos. Outro investimento importante aqui, foram as reformas das salas de aula. As crianças ficaram felizes ao ver essa mudança. A escola foi construída em 1994, e antes era só um terreno aberto. Depois que a unidade foi instalada, passou a atender não só os moradores do Conjunto da Marambaia, como também, de todo o bairro”, explicou a diretora.
Projetos – Uma das prioridades de ensino da escola são os projetos que estimulam os alunos por meio da arte, como o “Belém de Popopô”, que trabalha o Ver-o-Peso, a chuva de todas as tardes, o Círio e a lenda da cobra grande, por meio do teatro, música e literatura. A escola também desenvolve projetos como a Banda de Fanfarra e o Coral de Flautas, que realizam apresentações Natalinas para a comunidade.
“A infraestrutura escolar possui um papel essencial na formação dos estudantes, pois um ambiente escolar influencia na aprendizagem dos alunos. Palmira Lins é uma escola grande, com onze salas de aula, sala de informática, biblioteca, acessibilidade e estava precisando de uma boa reforma, com climatização, mobiliário novo e revitalizações. Agora a escola possui uma quadra coberta, que foi toda restaurada. A cozinha, copa e refeitório também são novos. A escola está linda e está sendo preparada para receber os alunos no possível retorno às aulas no dia 01 de setembro”, disse a secretária Municipal de Educação, Socorro Aquino.
Investimentos – A qualidade de ensino hoje, vem de um processo de investimentos feitos pela Prefeitura ao longo desses oito anos, como o transporte escolar. Antes, apenas dois ônibus atendiam aos alunos, hoje, são 48 para atender as comunidades. Em relação à climatização, anteriormente, apenas uma escola era climatizada, agora, são 54 unidades e mais 18 estão em processo de instalação. Nos últimos oito anos, mais de 50 creches foram construídas, alugadas e conveniadas e, mais cinco serão entregues ainda este ano. Somente no primeiro semestre de 2020, a Prefeitura já entregou 14 escolas novas, mais 38 estão com obras em andamento, destas, 16 escolas novas estão prestes a serem inauguradas.
Inaugurações - Entre as escolas que estão prestes a serem inauguradas, estão a EMEI Prof. Luiz Carlos Acácio Barbosa, no Guamá; EMEI Venuzina Marinho de Souza, na Cremação; EMEIF Palmira Lins, na Marambaia; EMEF Walter Leite, no Mangueirão; EMEF Prof. Alfredo Chaves e a Liceu Escola de Artes e Ofícios "Mestre Raimundo Cardoso", as duas em Icoaraci; Escola Municipal José Alves Cunha, no Tapanã, entre outras que estão em processo de acabamento da obra.