Um balanço dos resultados obtidos com os investimentos da Prefeitura de Belém em segurança pública, nos últimos oito anos, proporcionou uma cidade mais segura. “Os investimentos em segurança pública fazem da Guarda Municipal de Belém uma das poucas que dispõe dos mais modernos equipamentos, tornando assim o serviço mais eficiente e permitindo grandes operações de combate e prevenção ao crime nos bairros e distritos”, destaca o inspetor geral Guilherme Freitas.
Nos últimos oito anos a Prefeitura investiu R$ 8.362.494,87 no setor. O recurso é proveniente do tesouro municipal e resultante de convênios que permitiram o aperfeiçoamento e capacitação dos servidores, reforço nas ações de segurança e de combate e prevenção à criminalidade, além da aquisição de mais viaturas, armamentos, coletes balísticos e outros equipamentos.
O ponto de partida da gestão foi a atuação operacional de segurança distribuída em quatro bases da capital e, também, a criação de Inspetorias Regionais nos distritos de Mosqueiro e Icoaraci. Essas medidas agilizaram atendimentos e melhoraram o monitorando nos bairros com uma política de proximidade no entorno, possibilitando maior eficiência e eficácia nos atendimentos.
Em 2016 foram implantados, em parceria com o Governo Federal, o programa “Crack, é Possível Vencer”, que conta com micro-ônibus com câmera de 360 graus no monitoramento no bairro do Barreiro e o Serviço de Emergência 153, plataforma que funciona 24 horas atendendo as diversas demandas da sociedade, como informações sobre roubos, danos ao patrimônio, despejo irregular de lixo, crime ambiental, violência doméstica e outras ocorrências.
Ainda em 2016, foi implantado o Sistema de Videomonitoramento, com 16 câmeras distribuídas em pontos estratégicos das vias públicas dos bairros da Terra Firme e Guamá. A Central de Monitoramento funciona na sede da Guarda Municipal, localizada na avenida Pedro Alvares Cabral, bairro do Umarizal.
O projeto “SOS Mulher” foi outro avanço implantado pela prefeitura de Belém. A iniciativa atende mulheres vítimas de violência doméstica por meio de um sistema criado com a finalidade de acelerar os pedidos de socorro de mulheres que estão sob medida protetiva concedida pela Justiça. As vítimas podem acionar um alerta se estiverem em risco, que avisa a Central de Atendimento da GMB e imediatamente a central aciona a viatura mais próxima para que se dirija ao local onde a mulher está e previna qualquer ato de violência. O projeto existe graças a um termo de cooperação firmado entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE).
Viaturas - Nos últimos anos a Guarda Municipal teve a frota renovada com 36 veículos, sendo 11 caminhonetes com tração 4x4, uma caminhonete para transporte de cães, um micro-ônibus, duas vans e 37 motocicletas.
O investimento em logística também é grande. Já foram oferecidos mais de 2 mil cursos de capacitação e treinamento à corporação durante este período de oito anos. Atualmente, quase 100% do efetivo possui o porte de arma.
A GMB recebeu novos armamentos: 420 pistolas 380; 15 escopetas calibre 12; 127 revólveres, doados pela Polícia Civil; 50 sparks, armas elétricas não letais; 32 mil munições; 1.592 coletes balísticos; além de munições não letais, granadas; espargidores de gás de pimenta, escudos táticos, caneleiras, tonfas e algemas.
O projeto social “Anjos da Guarda” recebeu novos computadores e materiais esportivo e escolar.
Para o inspetor Dimitri Cavalcante, há 29 anos na Guarda Municipal, os avanços da atual gestão vieram para melhor atender a sociedade e valorizar ainda mais os servidores. “Sem dúvida a Guarda Municipal hoje está mais equipada e preparada do que há oito anos. Temos viaturas novas e modernas do mais alto padrão, coletes de proteção para todos, armamento de primeira qualidade, porte de arma sempre renovado e, o mais importante, a valorização do servidor. É visível o crescimento de cada guarda como profissional capacitado e qualificado nos mais diversos setores da segurança pública. Temos oportunidade de crescimento. Na Guarda temos excelentes motopatrulheiros, nossos guardas táticos são de qualidade e eficiência e o pessoal operacional atua com dedicação”, finalizou.