Vias importantes para a mobilidade urbana de Belém estão recebendo serviços completos de saneamento. Um dos trechos que vem recebendo intervenção é a avenida João Paulo II e entorno, no bairro do Curió-Utinga. A obra foi vistoriada na manhã desta segunda-feira, 24, pelo prefeito Belém, Zenaldo Coutinho, que acompanhou o andamento dos serviços.
O local é um ponto crítico de alagamento que afeta a avenida João Paulo II e passagens próximas. Atualmente a obra está concentrada na rua Cosme e Damião, que já recebeu serviços de drenagem e a colocação de aduelas, que são estruturas de concreto utilizadas para facilitar a travessia da água para um outro ponto. Os serviços na João Paulo já estão 60% concluídos e têm previsão de entrega para o mês de novembro.
Os trabalhos estão sendo fiscalizados pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e acompanhados pelos moradores do entorno, como o comerciante Adilson dos santos, 55, que tem a certeza que os problemas de saneamento serão resolvidos. “Primeira vez que vejo uma obra aqui, que vai solucionar esse problema que enfrentamos há anos”, comemorou.
Outro ponto que vem recebendo serviços de saneamento é a travessa Apinagés, no bairro da Cremação. A obra está orçada em R$ 4 milhões e irá refazer toda a estrutura de drenagem da via, eliminando pontos de alagamentos. Os trabalhos estão concentrados no canal da travessa Quintino Bocaiúva, com a colocação de tubos de concreto. A via receberá, ainda, a revitalização asfáltica, do trecho da rua Fernando Guilhon até a avenida Alcindo Cacela.
“A Apinagés vem recebendo um investimento expressivo de macrodrenagem. Estamos fazendo a drenagem, que terá o lançamento para a Bernardo Sayão. Outra obra é no bairro do Curió-Utinga, onde estamos preparando a área que vai servir de travessia e dar vazão às águas que acumulam na João Paulo e em quatro passagens no entorno. Essa obra é de solução definitiva “, destacou o prefeito.
Canudos – Pequenas ruas da capital também estão passando por intervenções. No bairro de Canudos, a passagem Gracinha, entre a rua da Olaria e o Canal do Tucunduba, está com os serviços adiantados. Os serviços de drenagem e calçamento estão sendo finalizados, faltando a pavimentação da via.
Dono de um pequeno comércio na passagem, Ricardo Junior, 54, está na expectativa de uma rua acessível para os moradores. “O asfalto traz o progresso, o conforto e agilidade na mobilidade. É isso que esperamos na nossa rua“, comentou.
Praça – Zenaldo Coutinho visitou ainda, as obras da praça Princesa Isabel, no bairro da Condor. A obra tem investimento orçado em cerca de R$ 2,7 milhões e vem sendo acompanhada por fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). Entre os serviços finalizados estão a recuperação dos bancos em concreto e do piso na parte central da praça, o anfiteatro que foi todo reformado, além de área construída para academia ao ar livre.
O Terminal Hidroviário, que terá em torno de 300 metros quadrados, já está equipado com guichês de venda, banheiros masculino e feminino, salão de espera, lanchonete, sala de administração e guarda volume. Os compartimentos internos estão recebendo acabamentos como pintura, forro, janelas e portas. O trapiche já conta nova área para embarque e desembarque com guarda-corpo metálico e cobertura. “A praça vai ganhar um porto estruturado, que será uma infraestrutura de qualidade para receber as embarcações das ilhas da nossa cidade", finalizou Zenaldo Coutinho.