Pesquisar

Volta às aulas em Belém começa pelos alunos do ensino fundamental

Foto: Hugo Tomkiwitz
Volta às aulas em Belém começa pelos alunos do ensino fundamental
Volta às aulas em Belém começa pelos alunos do ensino fundamental
Volta às aulas em Belém começa pelos alunos do ensino fundamental
Volta às aulas em Belém começa pelos alunos do ensino fundamental
Volta às aulas em Belém começa pelos alunos do ensino fundamental
Volta às aulas em Belém começa pelos alunos do ensino fundamental
Volta às aulas em Belém começa pelos alunos do ensino fundamental
Volta às aulas em Belém começa pelos alunos do ensino fundamental

Uso da máscara é obrigatório durante toda a aula

O retorno das aulas nas escolas municipais de Belém teve início de forma gradual nesta segunda-feira, 14, para cerca de 7.300 alunos das séries finais do ensino fundamental (8º e 9º ano) nessa primeira etapa, em esquema de rodízio semanal, sendo 2.432 alunos por dia, com uma média de 11 alunos por sala. A retomada seguirá o plano que inclui os protocolos sanitários específicos para o retorno com segurança e contra a propagação do novo coronavírus.
Os alunos da Escola Municipal Manuela Freitas, localizada na avenida Gentil Bitencourt, ao entrarem na escola passam pelo tapete com hipoclorito para higienização dos sapatos, pela aferição de temperatura com o termômetro de testa infravermelho, higienização das mãos com álcool a 70% e se direcionaram para começar a nova etapa de estudo.
Para Luiz Fernando Noronha, aluno do 9º ano, esse retorno estava sendo muito esperado. “Eu queria logo voltar a estudar para não me atrasar nos meus estudos. Agora acredito que não vou perder o ano”, disse.
“A maioria das atividades já está funcionando normalmente, então já era hora de as escolas voltarem a funcionar seguindo os cuidados necessários”, disse Renata Contente, aluna do 9º  ano.
De acordo com o novo calendário presencial, formulado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), o retorno será gradual e com sistema híbrido, que funcionará em dias alternados da semana, com 33,33% de alunos em aulas presenciais e 66,66% em aulas remotas, por meio do programa Educa Belém – Aprendendo em Casa, transmitido pela Prefeitura de Belém na Rede TV, canal 47.
Adaptação - Segundo a diretora de educação da Semec, Ana Paula Carneiro, esse retorno gradual visa à adaptação dos alunos nesse novo momento. “Tudo foi pensado e programado para receber os alunos com a maior segurança possível”, explicou.
A diretora destacou que a flexibilização do calendário letivo vai até 1 de março, para que seja cumprida a carga horária de 800 horas anual. “Como a gente já vem trabalhando com as atividades remotas e impressas, não haverá a necessidades de cumprimento de carga horária no sábado, para que esse retorno não seja exaustivo tanto para os professores, quanto para alunos”, disse Ana Paula.
O Decreto Municipal 97.177/2020, que autorizou a retomada das aulas presenciais, delimita cinco etapas. Essa primeira etapa contará com a presença de 33% dos alunos do 8º e 9º ano e a 4ª totalidade da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Para o dia 1 de outubro, está programada o início da segunda etapa com a presença de 33% dos alunos do 4º e 5º ano, e 1ª e 2ª totalidade da EJA. A terceira etapa deve ocorrer no dia 19 de outubro, com mais 33% dos alunos do 6º e 7º ano, e 3ª totalidade da EJA.
Seguindo o cronograma de retorno, a quarta etapa está programada para o dia 3 de novembro, com mais 33% dos alunos, do 1º ao 3º ano e pré-escolar da educação infantil. Já a quinta etapa está programada somente para o dia 15 de janeiro de 2021 e contará com o retorno de apenas 33% dos alunos das turmas de berçário e maternal.
Cada etapa será analisada antes do prosseguimento para garantir a segurança de alunos e professores.
Medidas - Da lista de medidas de prevenção no retorno às aulas consta a frequência reduzida de alunos, ações de desinfecção das unidades com pulverizações; instalação de tapete com hipoclorito para higienização dos sapatos na entrada e saída dos alunos; controle de temperatura com termômetro de testa infravermelho; instalação de dispensadores de álcool em gel; e instalação de pias na entrada das escolas, com água e sabão para higienização das mãos. Estão sendo confeccionadas mais de 160 mil máscaras para professores e alunos.
Durante o intervalo da merenda as escolas vão organizar os alunos por grupos em horários distintos, respeitando sempre o distanciamento com marcação nas mesas. No transporte escolar, tanto terrestre quanto fluvial, as recomendações são de lotação máxima reduzida a 33%%, mantendo o espaçamento mínimo de 1 metro, e a utilização obrigatória de máscaras pelo motorista e por todos os passageiros.
Ônibus e barcos serão pulverização com solução desinfetante ou álcool 70% antes da entrada e após a saída do motorista e dos passageiros.
Ainda como medida de prevenção, a Semec realizou teste rápido IgG IgM, em servidores ativos da educação, com 60 anos ou mais. E para um maior controle está sendo feita uma pesquisa aos pais de alunos, por meio de um questionário, impresso e on-line, pedindo a opinião deles sobre o retorno. 
Será distribuído um manual de prevenção com orientações de boas práticas de higiene e prevenção à covid-19. E haverá um formulário de alunos que já tiveram contato com o novo coronavírus, assim como de casos suspeitos e confirmados de covid-19 nas escolas.
A rede municipal atende cerca de 70 mil alunos do ensino infantil e fundamental e as aulas estão suspensas desde o dia 18 de março, em cumprimento do Decreto Municipal 95.955, de contenção da propagação do novo coronavírus.

Relacionadas: