A partir desta quinta-feira, 24, mais uma linha de ônibus passou a fazer integração no terminal do Maracacuera, na Augusto Montenegro. São mais onze coletivos, da linha Paracuri I - Presidente Vargas, que agora estão à disposição da população para fazer o trajeto do terminal até o centro da cidade.
"A retomada da integração no terminal BRT Maracacuera é importante para os usuários de Outeiro que pagarão uma única passagem e poderão chegar mais rápido aos seus destinos, ao optarem em ingressar em um dos ônibus disponíveis entre Padrón, Articulados e agora, o Paracuri I - Presidente Vargas”, ressalta Felipe Gonçalves, administrador regional de Outeiro.
O incremento dessa nova linha oferece uma opção a mais de transporte ao usuário. A linha Paracuri I - Presidente Vargas segue viagem pelas avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso, diferente do percurso do Outeiro (Brasília) - Presidente Vargas que segue pela avenida Arthur Bernardes.
"Essa foi uma demanda atendida pela SeMOB especialmente dos moradores do Quinta dos Paricás e do Distrito de Outeiro. É mais uma opção para eles que querem fazer a integração no terminal e tem seu destino mais facilitado com o trajeto que o coletivo faz pela Av. Augusto Montenegro e Almirante Barroso", explica o Superintendente da SeMOB, Gilberto Barbosa
A linha de ônibus pode ser acessada por quem inicia a viagem no Terminal Maracacuera, ou por quem chega de outros destinos. Basta descer nas paradas próximas ao terminal na Av. Augusto Montenegro e acessar o terminal, onde o coletivo irá parar para o embarque dos passageiros e seguir viagem pela pista normal da via. Mas, para isso é necessário o porte obrigatório de um dos cartões utilizados no sistema de transporte público de Belém: Vale Digital, Passe Fácil Estudantil, Passe Fácil Sênior (para idosos), Passe Fácil Especial (para pessoas com deficiência) e Cartão Expresso, esse último sendo utilizado pelo passageiro comum que adquire o cartão pelo preço promocional de R$ 1 e o carrega com o valor de quantas passagens desejar.
"Tudo que vem em prol da população é elogiável. Isso abre um leque de opções maior pro usuário. Vou além, neste momento de pandemia, abrir novas opções, oferecer um número maior de carros é importante. Com certeza vai ajudar muito não só os moradores de outeiro, mas de toda região", frisou o aposentado Jorge Evangelista, de 70 anos.
Para receber os novos coletivos que farão integração no terminal, e com eles o aumento no quantitativo de pessoas no local, o trecho da Augusto Montenegro passou por adequações, como a implantação de duas faixas de pedestres, uma em cada entrada do terminal, que inicialmente, só teria acesso pela entrada principal, onde há todo aparato de acessibilidade para pessoas com deficiência acessarem o espaço, mas que pelo aumento da demanda, abriu também a entrada sul para evitar qualquer tipo de aglomeração. Pela entrada sul, ainda está sendo feito reparo na guia da calçada para que seja rebaixada, facilitando também a locomoção das pessoas. Outra mudança foi nos semáforos que tiveram seus tempos ajustados para auxiliar na travessia dos pedestres.