Palco dos grandes desfiles das escolas de samba de Belém, a Aldeia Amazônica, se tornou também um espaço de práticas esportivas por dezenas de pessoas durante o Encontro de Esportes, realizado neste domingo, 27. O evento promovido pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), teve como objetivo fomentar a prática esportiva no município, aproximando o esporte da população.
O Encontro de Esportes é um evento gratuito e aberto ao público de todas as idades. Além das regras de cada modalidade esportiva, uma regra valeu para todos: manter os cuidados para derrotar uma adversária invisível e perigosa, a Covid-19. Dentre os cuidados estava o uso obrigatório de máscara, álcool em gel e a constante higienização de aparelhos de uso coletivo.
"Devido a pandemia que ainda estamos passando, mas que está controlada em Belém, a nossa gestão, que é uma gestão atuante no esporte e lazer no município, está realizando, hoje, uma retomada das práticas esportivas na cidade. Nós trouxemos diversas modalidades esportivas, e com o apoio de todos esses grupos, a gente consegue fazer esse bem coletivo", explicou o titular da Sejel, Eduardo Sardo.
O Encontro de Esportes reuniu diversas modalidades, entre elas o SkateBoard, Patins Street, BMX, Slack Line, Le Parkour, Calistemia, Muay Thai, Basquete, Tênis de mesa e Box.
"É muito importante a realização de uma atividade como essa, que une os esportes, isso aproxima as pessoas das práticas esportivas. No caso do skate, por exemplo, é de grande importância para o desenvolvimento do esporte em um espaço como esse", disse o presidente da Associação de Esportes Radicais, Jefferson Braz.
Domingo de lazer, práticas esportivas, democratização e inclusão social. O professor pedagógico, Ednaldo Monte, tem paralisia cerebral, e um dos sonhos dele era o de andar de skate, mas que se distanciava pelo fato da sua estrutura física ser abalada pela doença. A Sejel, então, criou uma estrutura adaptada que possibilitou a realização deste sonho.
"Esse é um sonho realizado, pois quando eu falei para o Eduardo que queria andar de skate, ele criou essa adaptação e me ajudou a andar de skate, realizando meu sonho. É uma felicidade enorme, uma emoção grandiosa, estou muito realizado. Eu sempre digo para as pessoas que têm um sonho 'venha com vontade, queira de verdade, pois você consegue'", contou Ednaldo.
Felicidade também para um grupo de praticantes do Le Parkour, um método de treinamento que permite ao indivíduo, ultrapassar de forma rápida, eficiente e segura qualquer obstáculo utilizando somente as habilidades e capacidades do corpo humano. A Sejel disponibilizou um espaço dentro da sede da Secretaria, para a construção de um local para pratica do esporte. O espaço será construído com materiais recicláveis.
"É de suma importância a nossa participação em um evento como o de hoje, que agrega várias modalidades. Ganhar esse foi o passo que mais longo que conseguimos dar aqui no estado, estamos muito felizes", disse o representante do grupo Vetorianos Parkour, Patrick Oliveira.