Pela primeira vez, Belém terá um Plano Municipal de Turismo (PMT). O lançamento foi feito no final da tarde desta sexta-feira, 30, na sede da Federação do Comércio do Pará (Fecomércio).
O plano foi criado pela Belemtur, em parceria com entidades que atuam no turismo. O objetivo é de fortalecer o setor em Belém, por meio de ações e metas a curto, médio e longo prazo, buscando um desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente equilibrado, com a geração de renda, aumento dos níveis de emprego, oportunidades de investimentos e respeito à cultura e meio ambiente.
"O projeto foi elaborado em parceria com entidades que desenvolvem o turismo em Belém e ilhas, como associação de turismólogos, de bares e restaurantes, entre outros", explicou o presidente da Belemtur, Jackson Tavares.
O PMT representa um passo fundamental para a consolidação do turismo enquanto aspecto medular da economia de Belém e a valorização da cultura local por meio do reconhecimento internacional da gastronomia e investimentos em qualificação e infraestrutura.
"O plano atende os interesses da cidade, da economia, da valorização da cultura e dos nossos pontos históricos e turísticos", reforçou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.