A Operação "Cavalo de Tróia III" chegou à Ilha do Combu na tarde deste domingo, 01. O terceiro dia da fiscalização, coordenada pelo Comitê de Segurança Municipal, percorreu os 32 restaurantes localizados na ilha e um dos estabelecimentos foi fechado. Desde a última sexta-feira, 30, o comitê vem realizando a ação na capital com o objetivo de fazer cumprir as novas restrições determinadas pelo Decreto Municipal nº 97.653/2020 de enfrentamento à Covid-19.
Durante a fiscalização, foi observado que muitos restaurantes estão cumprindo os protocolos de segurança, mas alguns estabelecimentos continuam desobedecendo o decreto. “Fiscalizamos todos os restaurantes do Combu e, em um deles encontramos uma grande aglomeração. por isso o estabelecimento foi fechado”, contou Elizete Cardoso, coordenadora da Ordem Pública.
Segundo Elizete, o objetivo da ação é conscientizar as pessoas da necessidade de se manter os cuidados, já que Belém registrou um aumento no número de casos da covid-19. “O objetivo principal é fiscalizar o cumprimento do decreto. O estabelecimento que não cumprir as normas em relação a aglomeração e quantidade de pessoas no local é multado e suspenso de suas atividades”, destacou a coordenadora.
Balanço - No primeiro dia da ação, na última sexta, 30, uma casa de shows foi advertida e notificada por exceder o limite de lotação e por falta de regularização da cozinha. Três restaurantes foram notificados pela Vigilância Sanitária, sendo um fechado pela Devisa. Um bar/restaurante foi notificado por aglomeração. Os demais estabelecimentos visitados estavam cumprindo as medidas sanitárias.A SeMOB autuou três veículos por estacionar em passeio público e um motociclista por dirigir sem o capacete.
No segundo dia, no bairro da Cidade Velha, três bares foram fiscalizados, sendo um notificado por excesso de pessoas. Na avenida Gentil Bittencourt, no Bairro de Nazaré, o estabelecimento fiscalizado recebeu o protocolo sanitário, a lotação estava normal, porém foi notificado por utilizar o terraço sem autorização.
Na Marambaia, três bares receberam a ação. Dois locais foram notificados por irregularidade na documentação e um bar foi fechado por lotação excedida. Na avenida Augusto Montenegro, no trecho que abrange os bairros do Parque Verde e Bengui, quatro estabelecimentos foram vistoriados. Destes, um bar foi notificado por irregularidade na Licença da Vigilância Sanitária e só poderá reabrir com a documentação regularizada.