Com a proximidade do período chuvoso em Belém, a Secretaria de Saneamento (Sesan) intensificou os serviços em diversas vias da cidade. No bairro do Guamá, as passagens Silva, Vitória, Alves Guimarães e Valente, localizadas na avenida Bernardo Sayão, estão recebendo serviços de pavimentação em bloquetes.
Já no bairro da Cremação, a travessa dos Apinagés vem recebendo serviço de drenagem e pavimentação no trecho da rua Fernando Guilhon até a avenida Alcindo Cacela. Atualmente, os serviços estão concentrados entre as travessas Lauro Malcher e Tembés, com a colocação dos tubos na rede de drenagem.
Moradora da travessa Tembés, a aposentada Maria Eugênia, de 61 anos, destacou a importância da obra para combater o alagamento na área. “Acredito que essa obra será essencial para evitar o alagamento da Apinagés, que ocorre há anos. Passo diariamente por aqui e acompanho os avanços do serviço”, comentou.
Macrodrenagem – Outra obra que vai impactar no saneamento de diversos bairros, como Jurunas, Cremação e Condor, será a da Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova. Os serviços estão concentrados na Caripunas, que será um canal de descarga das águas, com a colocação de galerias subterrâneas. “Está sendo feita uma estrutura de lançamento das águas da avenida Bernardo Sayão. Nós temos, portanto, Caripunas, Mundurucus e Timbiras, além de outras regiões que estão interligadas neste projeto de macrodrenagem”, explicou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.
Outro trecho das obras da macrodrenagem é na avenida Bernardo Sayão, entre as ruas dos Tamoios e Mundurucus. Os serviços de macrodrenagem já foram concluídos, restando apenas os serviços de urbanização da área. “A previsão da obra que dará funcionalidade ao sistema está prevista para o final de dezembro”, anunciou Luciana Vasconcelos, coordenadora do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).