Pesquisar

Sesma convoca a população para cadastramento no SUS e atualização de dados

Conforme determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) está convocando toda a população de Belém, mesmo a que tem plano de saúde, para fazer o cadastramento no Sistema Único de Saúde (SUS) ou atualização do cadastro para garantia de acesso ao atendimento nas unidades básicas de saúde e demais serviços públicos de saúde, como vacinação e retirada de medicamentos.
O cadastro está sendo feito prioritariamente on-line, por meio do link http://sistemas.belem.pa.gov.br/cadastro-sus, que pode ser acessado de qualquer computador, celular ou tablet, sem a necessidade de as pessoas se aglomerarem ou formarem filas nas unidades municipais de saúde, sobretudo neste momento de pandemia. Quem não tiver acesso a um equipamento com internet pode procurar uma unidade de saúde ou o agente comunitário de saúde da área onde mora para fazer a inscrição presencial.
Para o preenchimento do formulário é preciso ter em mãos o número do CPF ou cartão SUS; o Número de Identificação Social (NIS) para beneficiários de programa sociais federais; telefone; e, se tiver, um e-mail. A secretaria recomenda que, em uma família, o primeiro cadastro a ser feito seja do responsável familiar, que deverá ser maior de 16 anos e a pessoa encarregada de prestar as informações de todos os componentes da família 
A Sesma ressalta que o cadastro de usuários é fundamental para a continuidade dos serviços de saúde, uma vez que será com base nesses registros que o Ministério da Saúde fará a transferência de recursos para as prefeituras. Além disso, esta atualização é obrigatória para as famílias que recebem benefícios sociais federais, como o Bolsa Família.
A operação de cadastramento e atualização vai até 30 de dezembro.

 

TAGS:

Relacionadas: