O Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia (HV), primeiro hospital público veterinário da região Norte, deu início aos atendimentos de cães e gatos nesta quarta-feira, 11. O espaço começou a funcionar às 7h e, ainda pela manhã, foram contabilizados aproximadamente 30 atendimentos desde consultas a procedimentos de urgência e emergência.
“A expectativa era muito grande. Estamos aliando não só o bem-estar animal, mas a saúde pública, o controle de zoonoses e a questão ambiental, pois vamos estimular que não haja tanto abandono de animais, já que um dos maiores fatores é devido às famílias de baixa renda não terem condições de cuidar de um animal adoentado, e ainda, pelo medo de contraírem alguma doença”, destacou a médica veterinária Márcia Alves, diretora do HV.
“Lockdown”, cachorrinho de apenas dois meses, batizado em homenagem ao nascimento no momento de pandemia, precisou ser acolhido na urgência do hospital, pois tomou remédio para verme com a dosagem elevada para seu peso. “Estou muito feliz pelo hospital ter sido inaugurado e o “Lockdown” receber esse atendimento, se não, eu poderia perdê-lo. Agora vamos para casa. Agradeço imensamente aos funcionários que nos atenderam muito bem”, declarou o tutor Raimundo Lopes.
O Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia inaugurou na última segunda-feira, 9, pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), e terá capacidade de atender mensalmente, com uma equipe de médicos veterinários, assistentes e farmacêuticos, 720 atendimentos de urgência, 1.080 consultas, 210 cirurgias oncológicas, 60 cirurgias ortopédicas e 300 cirurgias de emergência, além de 630 procedimentos de castração.
Atendimento - Para os animais receberem atendimento, a população deve realizar o cadastro no próprio hospital, localizado no bairro do Tapanã, próximo ao cemitério público, comprovando renda de até dois salários mínimos, portando RG, CPF, comprovante de residência nominal e do município de Belém. As marcações de consultas devem ser agendadas previamente após o cadastro realizado, através dos números (91) 9856 84435 / (91) 9856 82822. Já os procedimentos de urgência e emergência, os tutores devem comparecer ao local com os animais no horário de funcionamento, de domingo a domingo, inclusive aos feriados, das 7h às 19h.
Estrutura – O local conta com estacionamento, sala de espera, salas de cirurgia, curativo e exames laboratoriais.