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Agência Reguladora de Belém atendeu mais de 1.700 manifestações em 2020

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Agência Reguladora de Belém atendeu mais de 1.700 manifestações em 2020
Agência Reguladora de Belém atendeu mais de 1.700 manifestações em 2020
Agência Reguladora de Belém atendeu mais de 1.700 manifestações em 2020
Agência Reguladora de Belém atendeu mais de 1.700 manifestações em 2020

A ouvidoria também acompanha de perto o serviço nos setores das prestadoras de serviços.

De janeiro a novembro de 2020, a Agência Reguladora Municipal de Belém (ARBEL) atendeu mais de 1.700 manifestações de usuários, incluindo solicitações, reclamações e denúncias. Os dados são da ouvidoria do órgão, divulgados esta semana em um relatório com as principais demandas dos usuários, bem como a natureza das manifestações, os meios de contato, as intenções das ligações, além do mapeamento geográfico da origem das manifestações.

A média é de 163 atendimentos mensais, incluindo ligações telefônicas e por meio do site e email da agência. Os dados apresentados são de grande importância para que sejam traçadas estratégias para a melhoria dos serviços. A intenção é elaborar um plano de ação com as prestadoras para que sejam possíveis ações corretivas junto aos problemas detectados.

Entre os assuntos mais demandados constam: problemas nas faturas, com 973 manifestações correspondendo a 54,18% do total; seguido por solicitação de serviços externos, com 469 (26,11 %); informações, com 167 (9,30%); seguido por falta de água, com 183 (10,19%), e serviços sobre resíduos e drenagem, com apenas 4 manifestações, correspondendo 0,22%.

Com relação à natureza das manifestações, de 1.796 atendimentos no período, 1.196 foram relativas a reclamações, correspondendo a 66,59% do total; seguido por informações, com 391 (21,77%); solicitações, com 198 (11,02%) e 11 denúncias, correspondendo a 0,61%. “Recebemos as queixas por telefone, email e até presencial, mas, mesmo assim, procuramos acompanhar as fiscalizações dos nossos técnicos justamente para manter o contato com a população e conhecer de perto as dificuldades do usuário”, explicou o ouvidor da agência, Lauro Carvalho. “A intenção é de aproximar o usuário e, com isso, prestar um melhor atendimento”, completou.

Reclamações - Uma cobrança considerada indevida motivou o gerente comercial Alessandro Cunha a procurar a ouvidoria da Arbel. Segundo ele, o valor da fatura não condiz com o consumo do imóvel, localizado no conjunto Império Amazônico, no bairro do Souza.  “Aqui é um hidrômetro para quatro apartamentos, o que já está errado, por isso solicitei o desmembramento. Dos quatro imóveis, dois estão desocupados, o que significa que não têm consumo. Após a denúncia, para minha surpresa o valor da fatura aumentou. Reclamei para a prestadora e nada foi feito, por isso procurei a agência reguladora”, desabafou o usuário, enquanto recebia a visita da equipe técnica da Arbel.

Já o autônomo Francisco Santos, de 42 anos, se queixa do descarte irregular de lixo. “Aqui no canal do Galo, no Telégrafo, nem todos respeitam o dia da coleta, por isso eu não reclamo das prestadoras, pois sei que tem morador que joga lixo no meio da rua”, lamentou.

Denúncia - A Arbel regula os quatro eixos de saneamento básico, que são abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana. Denúncias e reclamações podem ser feitas pelo 98464-7478, email: ouvidoria.arbel@gmail.com e no site http:www.belem.pa.gov.br/arbel. Antes de procurar a agência é importante que o usuário primeiro oficialize a reclamação junto às prestadoras de serviços, que são as responsáveis pelos atendimentos. 

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