Crianças que integram o projeto Samuzinho, que promove educação em saúde e noções básicas de primeiros-socorros e combate aos trotes, participaram nesta terça-feira, 15, de uma reciclagem das atividades do curso, na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
O Samuzinho multiplica, há 15 anos, socorristas com o treinamento adequado e qualificado para ajudarem o SAMU até que a ambulância chegue ao local acionado. “É comprovada a eficácia do conhecimento entre a população. Uma pessoa que está sofrendo uma parada respiratória, por exemplo, pode ser reanimada nos primeiros 7 minutos antes da ambulância chegar se no local tiver uma pessoa capacitada para fazer a massagem cardiorrespiratória, ensinada para os participantes na oficina”, explicou Patrícia Moutinho, enfermeira palestrante do projeto.
“Os Samuzinhos são propagadores da informação, eles fazem parte de diversas ações planejadas no início do ano em escolas públicas e particulares, além de praças e shoppings, mas, infelizmente por conta da pandemia da Covid-19, esse ano não foi possível dar andamento ao projeto, pretendemos voltar às atividades em 2021”, explicou o coordenador geral do SAMU, Leonardo Lobato.
Experiência - “Eu gosto das aulas. Quero ser cirurgião quando crescer, e a melhor parte para mim, foi aprender a fazer a massagem cardíaca”, declarou Lucas Bernardo, nove anos.
As oficinas do projeto duram 40 horas para turmas anuais, e são realizadas de forma lúdica com o objetivo estimular a compreensão das crianças para diversos temas, como noções de anatomia e fisiologia humana, transporte de urgência, prevenção de acidentes domésticos e primeiros-socorros em queimaduras, engasgo, parada cardiorrespiratória, acidente vascular cerebral, fratura, luxações e convulsão.
Sofia Costa, oito anos, ficou animada com o encontro após quase um ano sem ver os colegas. “Gostei de ter vindo, a melhor parte pra mim foi da reanimação do bebê, adorei aprender como se faz”.
“A Sesma tem o compromisso de atender as demandas do município na área da saúde, além de educar crianças através do Samuzinho para o salvamento de vidas, e dos projetos SAMU na Escola e Vovô e Vovó socorrista, com o objetivo de difundir informações tão importantes para a sociedade”, pontuou o titular da Sesma, Renato Cavalcante.