Pesquisar

Servidores recebem certificados durante prestação de contas de projeto

Foto: Ascom Sesan
Servidores recebem certificados durante prestação de contas de projeto
Servidores recebem certificados durante prestação de contas de projeto

Servidores recebem certificados durante prestação de contas de projeto.

No final da manhã desta terça-feira, 15, cerca de 100 servidores da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) receberam certificados referentes à capacitação prevista no projeto de fortalecimento institucional que começou no início deste ano. A entrega ocorreu no auditório da Secretaria e contou com a presença do titular da Sesan, Claudio Mercês, diretores e demais integrantes da equipe administrativa.

O projeto de fortalecimento e modernização da Sesan atende ao processo de desenvolvimento da cidade de Belém. Além disso, a requalificação profissional do quadro de servidores garantirá um incremento no atendimento em ações como do Programa de Saneamento da Estrada Nova (Promaben), desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Belém com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Promaben mantém obras e ações na Estrada Nova, uma das cinco bacias mais críticas das 13 existentes em Belém. Para execução, o Programa necessita de uma atualização técnica do corpo administrativo da Sesan. “Para o projeto de macrodrenagem, desenvolvido naquela área da Bernardo Sayão, é preciso que a Sesan esteja habilitada, mais ainda, para que possa desenvolver obras de manutenção e possíveis ampliações”, explicou o servidor Walter Amaral Júnior.

Início - O trabalho de qualificação do quadro de servidores da Sesan teve início em janeiro de 2020 com a formação, por meio de portaria, de uma comissão constituída de técnicos, engenheiros e outros integrantes da administração. A comissão ficou responsável por conduzir o treinamento realizado ao longo deste ano pela consultoria MBS, empresa vencedora da licitação para prestação do serviço. Ao todo, cerca de 30 empresas participaram do certame.  

“O fortalecimento institucional é importante porque traz uma nova cara para a gestão e, sobretudo, requalifica as ações levadas até a população. Quer dizer, ganha a administração pública, os moradores e a infraestrutura e serviços oferecidos à cidade de Belém”, avalia Claudio Mercês, titular da Sesan.

Marco – A consultoria para requalificação da gestão da Sesan teve a necessidade de ajustar o conteúdo programático das atividades de capacitação dos servidores e adicionou informações referentes ao novo Marco Legal do Saneamento Básico (MLSB), aprovado em julho deste ano e que definiu as metas à expansão do saneamento básico e as revisões do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Ao final de 12 meses de atividades teóricas e práticas, a estrutura organizacional da Sesan terá condições ainda maiores de executar planos e ações referentes à política de saneamento municipal, garante a consultoria responsável pelo trabalho de desenvolvimento organizacional. “Houve uma coincidência neste projeto, pois a prefeitura de Belém atualizou o Plano Municipal de Saneamento Básico e do Marco Legal de Saneamento. A soma dos dois projetos deixa um legado importante da gestão que sai. O primeiro passo, do desenho de fortalecimento, foi dado, resta agora implementar”, explicou Villi Longhi, diretor da MBS Consulting.

Prestação de contas – Ao final da capacitação, o projeto de Fortalecimento Institucional da Sesan produziu nove produtos, dentre os quais o Plano de Trabalho com o Seminário de Sensibilização, Relatório de Diagnóstico e Prognóstico Organizacional, Relatório de Planejamento Estratégico, Proposição da Nova Estrutura Organizacional e Manual de Processo de Procedimentos.

Capacitados – Com mais de 30 anos de Sesan, Ana Claudia Melo, que atua na Assessoria Jurídica, avalia a reestruturação e o fortalecimento da Secretaria como uma série de ganhos para capital. “O fortalecimento vai trazer uma garantia de ações com mais eficácia, mais treinamento e conhecimento, pois estamos há muito tempo na mesma situação, na mesma configuração. Acredito que esse processo vai garantir um atendimento com a eficácia que a cidade merece”, disse a servidora.

TAGS:

Relacionadas: