A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jurunas recebeu na noite desta terça-feira, 22, a primeira Cantata de Natal da unidade. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), proporcionou um espetáculo musical aos moradores do entorno e um momento de confraternização para os servidores da unidade.
Ao todo, 29 componentes do Projeto de Musicalização da Escola Geraldo Manso Palmeira fizeram a alegria com canções de Natal e famosos clássicos. Houve, ainda, a doação de 150 brinquedos para as crianças do bairro ofertados pelos colaboradores da UPA, e uma palestra sobre salvamento com Bombeiros Civis, como forma de contribuir com o Natal das famílias da comunidade.
“Essa semana tivemos as Primeiras Cantatas de Natal da UPAs do Jurunas e Marambaia, com o objetivo de exercermos a cidadania juntamente com a missão de salvar vidas e proporcionar uma melhor qualidade na assistência em saúde dos usuários, sempre prezando pelo atendimento humanitário, essencial para amenizar os problemas causados pelas enfermidades”, disse Douglas Baldêz, diretor das duas unidades.
“Este ano a pandemia da Covid-19 trouxe muitos problemas sociais para todos. É nosso dever proporcionar ações efetivas como essa. Fico muito satisfatório em ver as crianças felizes recebendo os presentes do Papai e da Mamãe Noel”, conclui o diretor.
Maria do Socorro Belém, 58 anos, moradora do Jurunas, levou os quatro netos para a ação. “Frequento a UPA com toda a minha família, e sempre tivemos um excelente atendimento. Agradeço por poder participar deste momento”.
“Moramos aqui perto, trouxe a minha sobrinha para receber o presente e assistir a programação. Estávamos tristes por causa dessa doença, mas temos fé eu Deus que tudo isso vai passar logo”, contou Janete Cruz, 42 anos.
Serviço – A UPA do Jurunas está localizada na travessa Quintino Bocaiúva s/n, e faz parte da rede de saúde do município garantindo 100% de cobertura pré-hospitalar.
Possui 20 leitos em mais de 2 mil m² de área construída e capacidade para cerca de 350 atendimentos diariamente, prestando atendimento por classificação de risco, cujos casos de maior gravidade têm prioridade.
Ao todo Belém possui cinco UPAs nos bairros mais populosos da capital, Jurunas, Icoaraci, Sacramenta, Terra Firme e Marambaia, que reforçam a rede de urgência e emergência municipal.
Nas UPAs são ofertados serviços, em nível urgência e emergência, como clínica geral, traumatologia, enfermagem, odontologia e exames de radiologia e eletrocardiografia.