O Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e uma equipe de gestores municipais se reuniram nesta terça-feira, 2, com representantes do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) com o objetivo de firmar parcerias entre governo municipal e estadual. Edmilson Rodrigues explicou sobre a necessidade de ações cooperadas entre as gestões.
“Se uma grande estrutura será construída com recursos públicos, com muitas arquiteturas que oferecem atividades de formação profissional, da área de assistência à saúde e assistência social, então tudo isso passa a ser um objetivo da prefeitura. Vamos ocupar esses espaços e demandar atividades artísticas nas Usinas da Paz, transformando em políticas de cooperação”, comentou o gestor.
Mudança Social: O enfrentamento à violência de forma ampla é o principal desafio do programa desenvolvido pelo Governo do Estado do Pará, por meio de estratégias e ações transversais dirigidas à conquista da cidadania e políticas sociais e de segurança pública.
Na reunião, o titular da adjunto da Seac, Raimundo Santos, anunciou que em maio deste ano será inaugurada a primeira Usina da Paz, no bairro da Cabanagem, que será um espaço com serviços de esporte, cultura, tecnologia, formação técnica, cidadania e saúde.
“A gente sabe que só a segurança pública não é suficiente para diminuir índices de violência. A ação social e de inclusão é essencial para superar os quadros de criminalidade”, explicou.
Além da Cabanagem, outros quatro polos estão sendo construídos em Belém, nos bairros do Bengui, Jurunas, Terra Firme e Guamá.
A reunião ocorreu no auditório do Gabinete da Prefeitura, atendendo as normas sanitárias e distanciamento social, e contou também com a presença do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, da secretária municipal de Educação, Marcia Brito; secretária municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Carolina Quemel; secretário extraordinário de Cidadania e Direitos Humanos, Max Costa; coordenadora da Proteção Social Básica da Funpapa, Denise Esteves e das gestoras, Lívia Noronha, Elza Rodrigues e Jomara Tembé e Jane Patrícia das Coordenadorias da Mulher, Antirracista e Diversidade Sexual, respectivamente.
Participaram como repreentantes do governo estadual, o adjunto da Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (SEAC), Raimundo Santos; os diretores do TerPaz, Juliana Barroso, Alejandro Quejada e Coronel Marcos Lopes; além de Luciano Oliveira, da Secretaria de Segurança Pública, que apresentaram o Programa TerPaz à equipe da Prefeitura de Belém.