A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos (SecDH), promove, de 9 a 11 de dezembro, uma programação em diversos locais alusiva ao aniversário de 73 anos da publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entre as atividades, ações de combate à fome, orientação à saúde, apresentação cultural e casamento LGBTQIA+.
Intitulada "Semana Belém por Direitos", o objetivo é debater o real sentido dos Direitos Humanos e a sua importância para a sociedade. Durante os sete dias de atividades, a população de Belém vai ter a chance de participar de mostras de vídeos, ações de cidadania, debates e apresentações culturais, tendo como principal foco os bairros da periferia da cidade.
O evento, que ocorre pela primeira vez na cidade, tem o apoio das secretarias de Saúde (Sesma), de Economia (Secon), de Meio Ambiente (Semma) e de Educação (Semec). Além da parceria da Defesa Civil de Belém e das coordenadorias Municiapais de Comunicação (Comus), de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), de Diversidade Sexual (CDS) e da Mulher (Combel) e das fundações Papa João XXIII (Funpapa) e Cultural de Belém (Fumbel).
Aniversário do documento de DH
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi criada no dia 10 de dezembro de 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de dar uma resposta imediata às barbáries contra a humanidade cometidas nas duas guerras mundiais.
A declaração busca garantir a qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, condições básicas para a sobrevivência e crescimento em um ambiente de respeito, paz, igualdade e liberdade.
Programação:
09/12 – Exibição de vídeos, às 19h, na Escola Brigadeiro Fontenelle (Terra Firme);
10/12 – Apresentações musicais, às 19h, na praça Benedito Monteiro (Guamá);
11/12 – Ação Cidadã de combate a Fome, às 9h, na feira da Rua da Mata (Marambaia);
11/12 - Roda de Conversa com Mulheres Vítimas de Violência, às 9h, no Bar do Boá (Furo da Paciência);
11/12 – Casamento LGBTQIA+, às 17h, na praia do Cruzeiro, Distrito de Icoaraci.