As trabalhadoras que atuam no setor de refeição das feiras e mercados municipais de Belém, também conhecidas por boieiras, participaram do I Circuito Rango de Feira. O projeto, que contou com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), revelou nesta sexta-feira, 14, no Solar da Beira, os três pratos mais bem votados pelos jurados e frequentadores de cada feira participante.
O Circuito passou por seis feiras de Belém, nesta primeira edição. As feiras envolvidas foram o Ver-o-Peso, Pedreira, Feira da 25, Cremação, Icoaraci e Bengui.
A divulgação dos nomes dos vencedores foi transmitida diretamente do Solar da Beira, no Ver-o-Peso, e contou com a presença dos representantes dos patrocinadores e apoiadores do Circuito. Além da Secretaria Municipal de Economia de Belém (Secon); o circuito teve apoio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), além da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e o Instituto Cultural Vale.
O chef de cozinha e embaixador do projeto, Léo Modesto, agradeceu aos incentivadores e informou que o projeto é importante para valorizar não só a nossa gastronomia, mas toda a cultura alimentar local.
Boieiras recebem capacitação
O Rango de Feira iniciou em novembro de 2021 com a capacitação das boieiras, que puderam receber cursos de qualificação profissional, voltados para a cultura alimentar, aproveitamento dos alimentos, marketing digital e posicionamento da marca.
Elizete Lopes da Silva trabalha há 8 anos no Complexo da Pedreira. A vendedora chega todos os dias às 5h e vende café da manhã e almoço. A boieira revelou que depois do curso de aproveitamento dos alimentos ofertado no projeto, passou a usar o talo do jambu e da couve nos pratos, “ficando ainda mais gostoso e mais em conta”, contou.
A permissionária da Secon participou do concurso com um arroz caldoso de camarão, uma refeição que costuma fazer aos finais de semana no box onde trabalha. “Escolhi esse prato, porque é bem regional e o queridinho por todos”, disse Elizete.
Votação pelos jurados e público em geral
A eleição das iguarias elaboradas pelas boieiras das feiras de Belém foi realizada por meio de votação dos jurados participantes do evento e também pelo público em geral, que puderam saborear os pratos nos próprios boxes das feiras ou ainda solicitando por ecodelivery de entregadores por bicicletas, pelos telefones e aplicativos cadastrados.
A cantora paraense, Keila Gentil, jurada das refeições feitas pelas boeiras de Icoaraci e Bengui, contou que ficou “impressionada com a dedicação dessas mulheres, muitas delas mães solos, tendo que dar conta dos filhos, dos problemas externos, mas estavam ali incansáveis ofertando o melhor de si para fazer um prato saboroso. Eu só tenho a parabenizar todas elas independente do resultado”, disse a cantora.
Rango de Feira entra no circuito de turismo
Segundo César Ferreira, coordenador de Mobilização das Feiras no Circuito, o Rango de Feira vai virar um editorial que será distribuído em todo o país.
“Vamos publicar uma revista bilíngue que será distribuída nas redes hoteleiras daqui e de todo o Brasil com o tema: “Belém é uma festa e uma feira”, que além de mostrar a beleza e cultura da nossa cidade e ilhas, também vai apresentar a gastronomia regional, representada pelos pratos das participantes do circuito”, explicou.
“Belém é a cidade criativa da gastronomia reconhecida pela Unesco e as feiras são uns dos locais onde o turista também pode ter a experiência da nossa cultura alimentar. Por isso, a importância de valorizar, incentivar e capacitar nossos feirantes através de iniciativas como essa”, destacou o secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro.
Economia – Conforme dados da Secon, a capital possui 51 feiras e mercados municipais registrados oficialmente no órgão, onde atuam cerca de 6 mil permissionários e mais os ajudantes desses trabalhadores e trabalhadoras que não estão nessa contagem. A economia gira de dentro para fora. A boeira compra a verdura, o peixe de um feirante, que por sua vez, come a refeição da boeira.
Confira as ganhadoras do I Circuito Rango de Feira:
Mercado de Icoaraci
1º lugar – Dona Socorro Leal (Box 12), com o prato “Frango sabor paraense”
2º lugar – Dona Celina Santos (Box 115), com o prato “Guisado de charque com legumes”
3º lugar – Dona Maika Cristina (Box 35), com o prato “Língua com legumes”
Mercado do Bengui
1º lugar – Dona Dara Alves (Box Point do Café), com o prato “Cuscuz de camarão com queijo”
2º lugar – Dona Suzy Freitas (Box 45), com o prato “Peixe frito com arroz, vinagrete e farofa”
3º lugar – Dona Mônica Freitas (Box 15), com o prato “Sopa de carne com legumes”
Feira da Cremação
1º lugar – Dona Rose França (Box da Sopa), com o prato “Sopa de mocotó com jambu e gengibre”
2º lugar – Dona Suzy Nascimento (Box 31), com o prato “Panelada de mocotó, charque, chouriço, bacon, tucupi e bucho”
3º lugar – Dona Kédima Prestes (Box 34), com o prato “Cuscuz misto de duas camadas”
Mercado da Pedreira
1º lugar – Dona Cristina Souza (Box 12), com o prato “Caldo de caranguejo”
2º lugar – Dona Neida Almeida (Box 15), com o prato “Cachorro-quente”
3º lugar – Dona Elizete Silva (Box 13), com o prato “Arroz caldoso de camarão”
Feira da 25 de Setembro
1º lugar – Dona Elza Silva (Box 38/39), com o prato “Charque frito”
2º lugar – Dona Margarida Costa (Box 5), com o prato “Peixe frito”
3º lugar – Dona Maria Luciana (Box 22), com o prato “Porco guisado”
Ver-o-Peso
1º lugar – Dona Maria Dulcilene (Box da Lene – 43), com o prato “Pará Paidégua”
2º lugar – Dona Rosinete Torres (Box 39 – Bistrô da Clau), com o prato “Camarão empanado na farinha de tapioca, com molho de ervas”
3º lugar – Seu Edson Cruz (Box do Edson – 27), com o prato “Pirarucu caramelizado com cupuaçu”
A cerimônia de premiação está marcada para o próximo dia 30 de janeiro.