Pesquisar

Adolescentes participam da construção de políticas públicas para Belém

Foto: MARCOS BARBOSA-COMUS
Adolescentes participam da construção de políticas públicas para Belém
Adolescentes participam da construção de políticas públicas para Belém

O objetivo das plenárias é reunir a juventude os adolescentes para que apontem sugestões de políticas públicas para Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Coordenação do Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), iniciará no dia 20 de outubro as plenárias preparatórias para o Congresso dos Adolescentes, marcado para ocorrer nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

O objetivo das plenárias preparatórias, que seguem até o dia 22 de novembro, é reunir os adolescentes entre 12 e 18 anos para que apontem sugestões de políticas públicas para a capital paraense, apresentadas ao longo dos debates.

Para escutar cada adolescente serão realizadas plenárias distritais nos oito distritos administrativos de Belém (Distrito Administrativo de Outeiro (Daout), Distrito Administrativo de Icoaraci (Daico), Distrito Administrativo do Bengui (Daben), Distrito Administrativo de do Entroncamento (Daent), Distrito Administrativo de Mosqueiro (Damos), Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac), Distrito Administrativo de Belém (Dabel) e Distrito Administrativo do Guamá (Dagua).

Com a participação de jovens dos 73 bairros e ilhas do Combu e Cotijuba, a ideia é fazer com que eles se apropriem do processo de participação cidadã, que vem sendo desenvolvido desde o primeiro ano de mandato do prefeito Edmilson Rodrigues, ano de 2021.

O que se quer também é dar voz a esse público, para que contribua com a construção de ações e programas que melhor atendam a juventude belenense, além de escolherem, por meio de eleição, os delegados e delegadas para representar seus bairros.

Com o encerramento das plenárias preparatórias, os jovens continuarão reunidos nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em local a ser definido, para defenderem as suas sugestões no Congresso dos Adolescentes, onde vão definir as prioridades de políticas públicas, proposta orçamentária e elegerem os conselheiros e conselheiras da cidade.

"Os jovens entre 12 e 18 anos estão convidados a participar de todo o processo. Todos os bairros de Belém devem ter representações. A juventude que sonha em ter o primeiro emprego, o jovens negros que sofrem com racismo, o indígena, todos estão convidados, seja do Combu, de Mosqueiro ou Cotijuba", enfatiza o prefeito Edmilson Rodrigues. 

Ele diz, ainda, "que cabe a mim, como prefeito, coordenar os debates técnicos e garantir recursos e elementos técnicos, já aos adolescentes, como outro cidadão, devem exercer o seu direito de decidir o que é prioridade".

Plenárias distritais preparatórias:

Plenária Daout - Dia 20/10 (Quinta-feira), às 15h
Local: Auditório da Escola Bosque, avenida Nossa Senhora da Conceicao, em Outeiro; 

Plenária Daico - Dia 25/10, (Terça-feira), às 15h
Local: Escola Liceu de Artes, travessa dos Andradas, 1110, bairro do Paracuri;

Plenária Daben - Dia 27/10 (Quinta-feira), às 15h
Local: Centro de Convivência Zoé Gueiros, alameda 29, S/N, bairro do Tapanã;

Plenária Daent - Dia 01/11 (Terça-feira), às 15h, local a confirmar;

Plenária Damos - Dia 04/11 (Sexta-feira), 15h, local a confirmar;

Plenária Dasac - Dia 08/11 (Terça-feira), às 15h
Local: Aldeia Cabana, avenida Pedro Miranda, Pedreira;

Plenária Dabel - Dia 10/11 (Quinta-feira), 15h
Local: Escola Augusto Meira, avenida José Bonifácio, 799, Sao Braz;  

Plenária  D´água - Dia 17/11 (Quinta-feira), às 15h
Local: Ginásio da UFPA, rua Augusto Corrêa, campus Guamá;

Plenária da Ilha do Combu - Dia 18/11 (Sexta-feira), às 15h, local a confirmar;

Plenária da Ilha de Cotijuba - Dia 22/11 (Terça-feira), 15h, local a confirmar.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: