A Prefeitura de Belém lançará o edital para construção da Escola Parque Milton Monte na próxima quarta-feira, 8. Por determinação do prefeito Edmilson Rodrigues, a Coordenadoria de Projetos Especiais da Prefeitura de Belém idealizou o projeto da unidade de ensino, que será implantada na avenida 16 de Novembro, no distrito de Mosqueiro, com proposta pedagógica de aliar o ensino à preservação ambiental, em uma área de conservação. A previsão de inauguração da Escola Parque é para o primeiro semestre de 2024.
Na manhã desta sexta-feira, 3, o prefeito Edmilson Rodrigues participou de uma homenagem a Milton Monte, em Mosqueiro, na qual anunciou o lançamento de edital da Escola Parque que levará o nome do arquiteto.
“O Escola Parque Milton Monte será um espaço para educar formalmente e ao mesmo tempo será um local para ser visitado por pessoas, que não necessariamente façam parte da comunidade escolar”, explica o prefeito.
Inspiração
A obra do arquiteto Milton Monte serve como inspiração para a construção da Escola Parque, em Mosqueiro. O arquiteto é reconhecido internacionalmente pela valorização da matéria-prima da Amazônia, como madeira, barro e outros recursos naturais da região, em seus projetos. “Milton Monte foi um gênio da arquitetura brasileira”, define o prefeito Edmilson Rodrigues, que é arquiteto.
A comitiva do prefeito visitou um exemplar do trabalho do grande arquiteto amazônida. A Casa Onda Amarela, nome dado por Milton Monte a um imóvel localizado na esquina da avenida Beira-Mar, com a Passagem Ledoux, no bairro do Ariramba, em Mosqueiro. A residência foi uma, entre tantos projetos assinados pelo arquiteto regionalista, que serve de moradia de veraneio de sua família.
O objetivo da visita foi conhecer mais sobre o trabalho do arquiteto e engenheiro civil, que nasceu no Estado do Acre, mas que adotou o Pará, onde foi professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Os filhos de Milton Monte, Artele e Milton Monte, recepcionaram os visitantes, entre eles pesquisadores da UFPA e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que estudam o trabalho do arquiteto.
“A gente sempre teve essa preocupação, de que não se perdesse toda a contribuição e pioneirismo que ele teve na arquitetura regionalista. O reconhecimento disso vem através da construção dessa Escola Parque”, informou a professora e filha do arquiteto Milton Monte, Arlete Monte de Camargo.
Obras de Milton Monte em Belém
Milton Monte morreu em 2012, aos 84 anos, deixando um legado de obras em Belém com ambiência amazônica como característica. É considerado o criador do estilo amazônico de construir ambientes modernos e adequados ao clima da região.
Várias das obras de Monte estão na ilha de Mosqueiro, como é o caso do pórtico de entrada da ilha, a capela do Ariramba e o projeto do Interpass Clube. Outras seis residências da ilha têm a assinatura do arquiteto.
Em Belém, Milton também participou dos projetos de restauro da igreja de Santo Alexandre e da Igreja da Sé, além de ser co-autor do projeto arquitetônico dos prédios da Escola Estadual Deodoro de Mendonça, no bairro de Nazaré, e do prédio-sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).